Registro de Marca

O que fazer antes de mudar o nome da marca

O que fazer antes de mudar o nome da empresa

Você está conduzindo seu negócio há um bom tempo? Se sim, certamente já deve ter parado para pensar em como a marca que identifica o produto ou o serviço da sua empresa faz toda a diferença no seu desempenho. Afinal de contas, é a sua identidade.

Leia mais »
Registro de mascote

Registro de mascote: por que fazer?

Se seu negócio conta com um personagem para valorizar sua marca, é essencial registrá-lo no INPI. Caso contrário, correrá grande risco de prejuízo. Veja a importância do registro de mascote e como fazer isso de maneira mais segura.

Leia mais »
O que é marca mista

O que é marca mista?

O registro de marcas é essencial para proteger seu ativo intangível mais importante. Mas escolher a modalidade ainda gera muitas dúvidas. Confira neste post o que é marca mista, suas vantagens e como diferenciá-la dos outros três tipos.

Leia mais »

Como registrar um podcast?

O podcast é um formato de mídia que pode trazer muita rentabilidade para seu autor. No entanto, é preciso cuidar da proteção à marca e evitar casos de uso indevido e plágio. Conheça os benefícios de registrar um podcast e veja como podemos ajudar.

Leia mais »
Marca coletiva

Marca coletiva: o que é e como funciona?

Todo empreendedor sabe da importância de proteger sua marca por meio do registro no INPI. Mas e quando o mesmo nome envolve um conjunto de empresas e não apenas uma? O que fazer? A VILAGE traz a resposta para você. Entenda agora a importância do registro de marca coletiva.

Leia mais »
Como vender uma marca registrada no inpi vender uma marca registrada

Como vender uma marca registrada no INPI?

A marca da sua empresa está registrada, o produto ou o serviço conhecido na sua região ou até nacionalmente, e aí surge alguém querendo comprá-la. Ou, por algum motivo, você precisa fazer a venda da marca registrada no INPI. O que fazer? Veja agora!

Leia mais »
Como registrar uma marca

Como registrar uma marca

“Registrar uma marca”: é algo novo para você? Pois saiba que esse registro é tão fundamental e necessário quanto o registro de um empreendimento na junta comercial (CNPJ), a fim de proteger o negócio. É uma pena que poucos empreendedores sabem disso.

Leia mais »
3 lições que o relatório das marcas mais valiosas do mundo do futebol têm para o seu negócio

3 lições que o relatório das marcas mais valiosas do mundo do futebol têm para o seu negócio

Em julho, a consultoria britânica Brand Finance Football, divulgou seu relatório anual com as 50 marcas mais valiosas do mundo do futebol. O resultado não é surpresa: o Real Madrid mantém a liderança do ranking, seguido, agora, pelo FC Barcelona. No entanto, a novidade é que pela primeira vez, em cinco anos, nenhum clube brasileiro está na lista que já ostentou o Corinthians (19° em 2013) e São Paulo (presente em todas as edições anteriores) entre os eleitos. Por outro lado, mesmo que você não seja um torcedor fanático, deveria estar atento às lições dos dois times que encabeçam a lista. Confira os gols de placa que Real Madri e Barça marcam todos os anos quando o assunto é proteção e resultado de suas marcas. 1. Promova novos negócios Já faz tempo que os líderes de times de futebol em todo o mundo, entenderam que suas marcas são um de

Leia mais »
marca

Quanto custa ter sua marca proibida de atuar no mercado?

Um levantamento recente realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), indicou que três em cada quatro pequenos negócios no Brasil têm um nome fantasia. A pesquisa “Registro da Marca nos Pequenos Negócios” foi realizada com mais de quatro mil empresários e apontou que grande parte das pequenas empresas tem um logotipo próprio. No entanto, a pesquisa tem resultados preocupantes: 84% das microempresas (ME) utiliza nome fantasia. 68% dos microempreendedores individuais (MEI) também adotam nome fantasia. 83% das Empresas de Pequeno Porte (EPP) seguem a mesma prática. 59% das empresas entrevistadas trabalham com um logotipo próprio. Apenas 34% dos entrevistados buscou informações sobre o registro da própria marca. Destes, 81% ainda não fizeram seus pedidos de regularização do uso da marca. O motivo: nunca precisaram (52%); nunca pensaram nisso (37%); não sabiam que precisava registrar (25%); não sabem como fazer (24%); os custos do INPI são

Leia mais »

A importância do ® registro de marca

Quando ouço empresários dizerem que não registrarão suas marcas porque estão começando seus empreendimentos e querem esperar para avaliarem se o negócio dará certo ou não, fica evidente, para mim, que estes empresários apostam na incerteza, cujas empresas estarão fadadas ao insucesso. Como um empresário pode pedir para o cliente comprar seu produto com uma marca não registrada, se amanhã, a mesma marca, poderá ser de titularidade de um concorrente? Registrar a marca como segunda atitude de uma empresa (a primeira é constituí-la), é acreditar no futuro e no sucesso. O registro de marca é um ato de lealdade e de responsabilidade para com o seu consumidor. Consumidor compra marca e, não, produto. A marca estabelece o relacionamento entre a empresa e o consumidor. As empresas sempre buscam a melhoria e aperfeiçoamento de seus produtos, sobretudo porque eles têm ciclos de vida, as marcas não. Elas perduram por toda vida

Leia mais »

A importância de registrar a sua marca

Todo pequeno empreendimento começa com a intenção de um dia tornar-se grande. A expansão é possível somente com a prestação de um serviço de qualidade e o reconhecimento do consumidor pela marca. Quando a palavra “marca” é colocada neste contexto pode-se traduzir como “símbolo”, “emblema”, “identidade”. É esta ideia mesmo, pois a construção de uma marca é um processo duradouro que exige respeito ao consumidor, entrega de produtos e serviços que atendam a uma necessidade de mercado ou que crie uma tendência e se renove frequentemente. Grandes empresas, que um dia foram pequenas, conseguiram se consolidar no mercado a tal ponto de fixar o seu nome associando ao produto. Exemplos de Coca Cola, Bombril, Cândida, Bic, Gillette, Band-Aid, Cotonetes e Xerox (sim, no Brasil virou sinônimo de fotocópia, mas trata-se de uma empresa que não produz mais apenas copiadoras e impressoras, mas também presta outros serviços). Estas marcas cuidaram da

Leia mais »

Marca LUPO adquire o Alto Renome e está protegida em todos os ramos de atividade

Nesta semana, a marca LUPO entrou para um seleto grupo de aproximadamente 70 marcas que possuem o registro de Alto Renome, concedido no Brasil pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Conforme Luis Augusto Cirelli, Advogado e Diretor da VILAGE Marcas e Patentes, empresa que atuou no registro do Alto Renome da expressão LUPO, a proteção conferida por um processo de marca é restrita ao ramo de atividade exercido pela empresa, por isso, é tão comum encontrar no mercado marcas idênticas para assinalar produtos ou serviços distintos sem que as empresas tenham qualquer relação. Isto ocorre, por exemplo, nos casos Revista Veja x Desinfetante Veja e Cimento Itaú x Banco Itaú. Quando a marca adquire o reconhecimento de Alto Renome, ela passa a gozar de uma proteção especial em todos os ramos de atividade, ou seja, nenhuma outra empresa poderá registrar ou utilizar a expressão LUPO para assinalar qualquer produto ou serviço. A Lupo é uma

Leia mais »

Por que fazer o Registro de Marca?

A marca é a identidade da sua empresa no mercado, sem o registro, você não possui direito algum sobre ela. A constituição da sua empresa é apenas o primeiro passo e não garante a proteção da sua marca. O registro da razão social e do nome fantasia é realizado na Junta Comercial, com validade somente no estado onde a empresa está constituída. Já o registro de marca é realizado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e tem validade nacional. Somente o registro no INPI protege uma marca contra o uso indevido por terceiros em todo o Brasil. Benefícios do registro de marca – Exclusividade do uso de sua marca no seu ramo de atividade em todo o território nacional. – Obtenção do direito de impedir terceiros de utilizarem a sua marca. – Comprovação de propriedade de bem intangível da empresa, assim sua marca pode ser comercializada (venda, franquia, royalties,

Leia mais »