Prototipagem e Design de Produtos

Design e Desenvolvimento de Produtos

Transformar sua ideia em realidade e ter o design do seu produto vai ajudar seu projeto a se diferenciar no mercado, aumentar as vendas e o lucro. Nós atendemos você deste a idealização do seu projeto até a proteção necessária para garantia de direitos.

Registrar

Faça seu registro com nossa equipe especializada

Com toda certeza você já encontrou os mais variados tipos de design por aí. O design de um produto é um deles, e é o tipo específico de aplicação do design na criação e elaboração de soluções em forma de produtos

Para fazer um bom design do produto, é fundamental usar as ferramentas de CAD mais avançadas para que a definição, detalhamento e representação estética sejam nada menos do que sensacionais.

Quer mais sobre o design e desenvolvimento de produtos? Então continue acompanhando o texto para obter mais detalhes!

Quais são as etapas do desenvolvimento de um produto?

Veja, a seguir, quais são as principais etapas do desenvolvimento de um produto quando se contrata uma empresa especializada para o serviço!

Resumo

Trata-se da etapa de captação da ideia do produto, da definição do que se quer como forma, custo, função, objetivos de mercado, tempo de execução, entre outros fatores importantes. Nessa etapa, um contrato de confidencialidade é assinado para o cliente ter total confiança em dividir a sua ideia com a empresa.

Pesquisa

Essa é uma etapa para realizar pesquisa de materiais, usabilidade, produtos similares, custo e também produtividade de processos de fabricação.

Projeto

Nesta fase elaboram-se croquis, modelos 3D e/ou demais documentos para elaboração do projeto a ser usado na construção do produto.

Prototipagem

Aqui é realizada a construção do protótipo estético (mock-up) ou plenamente funcional.

Produto final

Pronto, nesta etapa, o projeto já estará pronto com eventuais alterações ou correções para entrega ao fornecedor que o fabricará, contendo desenhos, modelos 3D e demais documentos necessários.

A VILAGE dispõe de um corpo técnico qualificado e experiente para executar projetos em CAD 3D e 2D. Nos próximos tópicos, você entenderá melhor o que são essas tecnologias.

O que é design de produtos?

O design de produtos nada mais é do que a criação e elaboração do aspecto visual de um objeto. Trata-se, portanto, do desenvolvimento da parte externa de um produto que seja bonito e funcional para apresentar ao fornecedor, consumidor etc., estando diretamente entrelaçado com o UX (Experiência do Usuário) e UI (Design de Interface do Usuário).

A criação de um design de produtos começa com a equipe de criação, produção e, depois, prototipação e testes, sempre seguindo a linha do design pretendido.

Apesar de não ser muito comentado, isso é fundamental e necessário para o desenvolvimento de um projeto, marca ou empresa. Por isso, é importante contar com o trabalho de profissionais da área que garantam um ótimo desenho e que mantenha a segurança da inovação.

O que o designer de produtos faz?

Bom, o designer de produtos tem uma grande preocupação com a apresentação, funcionalidade e com a comodidade de utilização pelo público. O designer especializado pode trabalhar em equipe desde o projeto do novo produto até os protótipos, fabricação e testes iniciais da inovação, incluindo identidade visual ou embalagem para apresentação e também conservação da peça.

É justamente por essa razão que o profissional tem que ter conhecimento amplo a respeito dos tipos de materiais e dos métodos de produção para demandas distintas. Até hoje as pessoas investem ou consomem produtos justamente pelo design que o produto apresenta.

Qual a sua importância?

A parte estética de um produto, por mais simples que seja, tem uma relevância muito grande no desenvolvimento de um projeto ou marca. O design juntamente com a marca é que diferenciará seu produto dos demais existentes no mercado. Além disso, a importância do design é tornar o produto marcante e de fácil manuseio, permitindo que seja mais eficiente sem perder a harmonia visual.

Logo, é bastante comum que pessoas comprem ou invistam em um determinado produto especialmente pela estética que ele traz. Não é à toa que as marcas que investem em um ótimo design acabam se diferenciando no mercado.

O que é CAD?

O CAD (do inglês Computer Aided Design) trata-se de uma tecnologia para desenho 3D e 2D e documentação técnica capaz de substituir o desenho manual a partir de um processo totalmente automatizado.

Os softwares CAD 2D ou 3D são programas amplamente utilizados que podem ajudar a criar a documentação de construção, explorar ideias de projeto 3D e projeto 2D, modelagem 3D, visualizar conceitos a partir de renderizações fotorrealistas e simular de que forma um projeto vai funcionar no mundo real.

Sendo assim, os softwares CAD permitem que projetistas e engenheiros criem modelos realistas de montagens e de peças. Por meio deles, são feitos modelos 3D digitais e desenhos técnicos, facilitando, assim, a posterior concepção do projeto em si.

Esses modelos digitais podem ser fabricados com a ajuda de uma impressora 3D ou usinagem CNC, chegando a uma forma física de maneira muito rápida, sendo totalmente idêntica à digital. Além disso, os softwares CAD podem ser facilmente utilizados para executar simulações no ambiente virtual.

Alguns softwares de modelagem 3D possuem ampla gama de parâmetros que simulam resistência à força ou à temperatura, antes que qualquer modelo físico tenha sido criado, permitindo um fluxo de trabalho muito mais rápido e mais barato.

Por que é importante proteger seu produto após ele ter sido desenvolvido?

Infelizmente a criação de produtos inovadores pode ser facilmente copiada. Sendo assim, eles precisam de proteção o mais rápido possível. Então, você tem algumas opções: pedir a patente do produto (quando há uma nova funcionalidade a ser protegida) e/ou realizar o registro de desenho industrial (que protege o design). Tais registros são realizados através do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

É importante lembrar que existem 2 tipos de patente:

  • Patente de modelo de utilidade: nesta categoria se enquadra qualquer criação que esteja aperfeiçoando um projeto ou objeto que já foi inventado;
  • Patente de invenção: aqui se encaixa qualquer criação que nunca foi inventada.

Lembrando que a legislação exclui de proteção como modelo de utilidade e invenção várias ideias, ações, descobertas científicas, criações, atividades intelectuais, inventos ou métodos que não possam ser industrializados, como:

  • Ideias abstratas, métodos matemáticos, descobertas científicas ou invento que não possam ser industrializados;
  • Técnicas terapêuticas ou cirúrgicas aplicadas sobre o corpo humano;
  • Técnicas, esquemas ou planos comerciais de cálculos, de crédito, de financiamento, de especulação e de sorteio;
  • Planos de seguro, de assistência médica, esquemas de descontos em lojas e os métodos de ensino, obras de arte, plantas de arquitetura, livros, filmes, músicas, assim como apresentações de informações, como etiquetas e cartazes.

E quando a aparência estética (forma, cores, padrões etc.) é uma característica chave de um produto, o mais indicado é fazer o Registro de Desenho Industrial. É importante considerar que a proteção se aplica à apresentação visual externa do produto e não à sua função. E, lembrando que o desenho ou modelo tem que ser novo e contar com elementos que o diferencie dos demais. Logo, somente uma criação distintiva e nova se beneficiará da proteção por meio do registro no INPI.

É possível requerer, por exemplo, o registro de um novo formato de relógio, veículo, mobiliário, brinquedo ou até de uma estampa têxtil.

Perguntas frequentes

Certamente a sua ideia se tornará mais valiosa quando puder ser realizável, ou seja, depois de passar por todo o processo de design e desenvolvimento do seu produto. Enquanto ela é só uma ideia abstrata, dificilmente alguém será capaz de realizá-la sem antes se aprofundar no projeto e vencer as dificuldades de execução.

A VILAGE possui mais de 34 anos de experiência e credibilidade no mercado brasileiro, além de dispor de contrato de confidencialidade e de prestação de serviços que garantem a sua tranquilidade em dividir a sua ideia para que possamos, juntos, aprimorá-la.

O projeto é só SEU! A VILAGE, sendo contratada para ajudar na elaboração do projeto, está somente prestando um serviço para que VOCÊ seja capaz de realizar a sua ideia.

Depende do tipo de serviço ou do grau de maturidade em que o seu projeto se encontra. O custo do serviço será proporcional às horas que despenderemos para materializar o seu projeto.

Certamente será mais barato do que imagina e, claro, transformar uma ideia em realidade, além de ser muito compensador e satisfatório, pode se tornar muito lucrativo se o seu produto for bem sucedido no mercado.

Sim! E quando o seu projeto está validado e mais próximo de algo de fato realizável, mais credibilidade ele gera, especialmente se tiver construído um protótipo para demonstração à potenciais clientes.

Sim, muitos clientes pedem somente o modelamento 3D para que seja possível realizar o processo de patente. Em muitos casos, os croquis não são suficientes para que o nosso departamento de Engenharia e Patentes possa representar a sua ideia de forma suficientemente clara, fazendo-se necessário que o departamento de Desenvolvimento de Produtos elabore um modelo um pouco mais rico em detalhes. Desta forma, há muito mais chances de o examinador do INPI entender melhor o funcionamento e eventualmente conceder a carta patente.

Confira no blog mais conteúdos sobre Design e Desenvolvimento de Produtos

Nossa estrutura

Conheça nossos escritórios

Atuamos em todo o Território Nacional através dos nossos 30 escritórios, além de nossas sedes nos EUA, China e Alemanha.

Saiba mais

Diferenciais VILAGE

Quer Saber um Pouco Mais Sobre a vilage?

infoVILAGE

Acompanhe seus processos 24h

clique aqui e saiba mais
Praticidade e Transparência

A VILAGE Marcas e Patentes disponibiliza, exclusivamente aos seus clientes, o sistema de gestão infoVILAGE, sistema que pode ser utilizado por meio de desktop ou aplicativo para celular.

Nossos clientes também podem elaborar orçamentos de gastos com Propriedade Intelectual para o período fiscal seguinte através do levantamento de pagamentos futuros.

  • Qualidade ISO 9001

    Somos certificados pelo BSI Brasil nos requisitos de operação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a ISO 9001.

    saiba mais
  • +100.000 marcas & patentes

    Números que comprovam a seriedade e comprometimento do nosso trabalho.

    saiba mais
  • Expertise Global

    Profissionais especializados na legislação de cada país.

    saiba mais

Proteja Sua Empresa Agora Mesmo

Fale conosco

Preencha seus dados e um Consultor da sua região entrará em contato. Todos os seus dados estarão seguros (este site utiliza tecnologia de criptografia para comunicação).

Clique aqui para nos chamar no whatsapp
Preencha o formulário abaixo: