Acompanhar pedido de registro de marca: qual é a importância? 

Dar entrada no registro de marca no INPI não é o suficiente para garantir o direito de uso e exploração deste ativo. Veja por que é imprescindível acompanhar o pedido e conheça a melhor plataforma para não correr riscos de ver seu processo arquivado.

Acompanhar pedido de registro de marca

Registrar uma marca é um dos passos mais importantes de qualquer negócio. Afinal, essa é a principal proteção do seu ativo, sobre o qual você terá direitos exclusivos de uso e exploração. Mas fazer essa solicitação ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – é apenas o começo da missão. É fundamental acompanhar o pedido de registro de marca para que todo o trabalho não seja perdido.

Neste momento, você deve estar se perguntando: por que todo o processo pode ser jogado fora se eu não acompanhar o pedido de registro de marca? Qual a importância disso?

A resposta está detalhadamente explicada abaixo e, mais do que isso, complementada com uma solução extremamente prática, segura e eficiente para que você alcance o objetivo de registrar uma marca ou patente.

Quando se fala em registro de marcas e patentes é sempre bom lembrar que o INPI não envia nenhum e-mail, não faz telefonema, não avisa nada diretamente para o solicitante sobre o andamento do seu processo. Para acompanhar o pedido de registro de marca é necessário estar atento às atualizações publicadas toda terça-feira na Revista da Propriedade Industrial (RPI).

Porém, essa publicação traz os despachos referentes a todas as solicitações feitas no país. Então, acompanhar o pedido de registro de marca começa a ficar mais complicado e uma consultoria especializada em marcas e patentes pode fazer a diferença – especialmente se ela contar com uma plataforma de consulta e acompanhamento em tempo real de todo o processo.

Mas antes de falarmos sobre como acompanhar o pedido de registro de marca, vamos entender melhor por que isso é tão importante.

Qual a importância de acompanhar o pedido de registro de marca?

Há quem pense que basta fazer a solicitação ao INPI e aguardar o resultado para finalmente ter seus direitos garantidos sobre a marca. Na verdade, é bem mais complexo do que isso. E, acompanhar o pedido de registro de marca é essencial para a realização deste sonho.

Para começar, o pedido de registro deve ser muito bem elaborado, atendendo a todos os critérios do INPI. Com o suporte profissional adequado, já é possível reduzir a zero a chance de erro na formulação da solicitação.

Em seguida, acompanhar o pedido de registro de marca é fundamental para adotar eventuais providências necessárias apresentadas pelo instituto. Após a formalização da solicitação, podem surgir outras exigências e atualizações do processo em que o solicitante vai precisar agir rápido.

Por exemplo: pode ter uma oposição ao registro da marca. Trata-se de uma manifestação contrária ao seu pedido feita por outra parte interessada, como o titular de uma marca parecida com a sua. Neste caso, haverá um prazo para que você se manifeste sobre essa oposição. Se ele não for cumprido, seu processo pode ser indeferido.

E como você saberá disso se não acompanhar o pedido de registro de marca? Afinal, como já explicamos acima, o INPI não entra em contato com o solicitante para avisá-lo sobre nenhuma atualização. É preciso acompanhar a publicação semanal da RPI e, principalmente, saber o que fazer quando surgir uma nova demanda.

Daí – vale a pena repetir – vem a importância primordial de contar com uma assessoria especializada. Acompanhar o pedido de registro de marca exige foco e nem sempre você poderá se dedicar a isso sem prejuízo aos seus outros compromissos.

E, convenhamos, você não vai querer correr o risco de ver a sua marca – geralmente um projeto que leva anos para ser consolidado – arruinada do dia para a noite porque perdeu o prazo de uma providência no INPI, não é mesmo? Se isso acontecer, todo o processo será arquivado e você deverá começar do zero se quiser registrar sua marca.

Então, contar com um suporte profissional vai fazer a diferença para o sucesso dessa empreitada.

Como acompanhar o pedido de registro de marca?

Agora que você entendeu como é importante acompanhar o pedido de registro de marca, vamos mostrar como isso pode ser feito e quais as ferramentas para garantir que nada passe despercebido por você. Afinal, como citamos no tópico anterior, a perda de prazo para uma providência é fatal. Não há mais o que fazer, a não ser iniciar todo o processo novamente, o que vai te levar a um desgaste emocional e financeiro.

A VILAGE Marcas e Patentes é uma empresa com expertise de mercado – consolidada há 36 anos neste segmento – e tem profissionais e recursos inovadores para acompanhar o pedido de registro de marca de maneira integral.

Isso significa que, além da consultoria personalizada, você também pode contar com uma ferramenta totalmente gratuita para acompanhar o pedido de registo de marca de forma prática, segura e eficiente.

Estamos falando do infoVILAGE, um sistema exclusivo da VILAGE que oferece gerenciamento e acompanhamento autônomo de qualquer processo de propriedade intelectual do cliente no INPI. Nossa plataforma pode ser acessada em qualquer dispositivo conectado à internet – via site ou app para smartphones e tablets com sistema Android ou IOS.

Desta forma, o cliente não precisa se preocupar em acompanhar seu pedido semanalmente pela Revista da Propriedade Industrial. Além do contato permanente que realizamos caso haja qualquer novidade no processo, nosso cliente fica mais tranquilo porque poderá utilizar gratuitamente o infoVILAGE para ver informações atualizadas em tempo real na hora e onde quiser. E nossos profissionais também estarão atentos a tudo que envolve o processo.

Vale ressaltar também outro diferencial da VILAGE: além do acompanhamento junto ao INPI, nossa assessoria inclui o monitoramento em algumas juntas comerciais dos estados para verificar se há alguma razão social que possa atrapalhar o andamento do processo da marca do nosso cliente.

6 vantagens de acompanhar pedido de registro de marca pelo infoVILAGE

Uma das principais preocupações da assessoria da VILAGE é oferecer informações precisas, transparentes e seguras para os clientes. E, neste sentido, o infoVILAGE reúne soluções para acompanhar o pedido de registro de marca. Por isso, vamos mostrar aqui as principais vantagens dessa plataforma online.

1. O infoVILAGE é gratuito
Ao contrário de muitos concorrentes, a VILAGE não cobra anuidade e nem mensalidade para acompanhar suas marcas. Nosso cliente tem acesso exclusivo ao sistema de informação sobre processos de registros (no nosso caso, o infoVILAGE). Se você conta com a nossa consultoria, já tem o direito às informações atualizadas na palma da sua mão – pelo aplicativo de celular.

2. Autonomia e liberdade de monitoramento
Com os compromissos do dia a dia – sejam eles profissionais ou pessoais -, nem sempre você terá tempo disponível para acompanhar o pedido de registro de marca em horários convencionais, no contato com nossa assessoria especializada. Isso não será problema porque o infoVILAGE pode ser acessado a qualquer momento do dia, de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, você terá mais autonomia para ficar 100% informado sobre seu processo.

3. Informações em tempo real
O infoVILAGE é atualizado em tempo real. Assim, quando há uma novidade sobre seu processo, a informação é disponibilizada no nosso sistema.

4. Notificação sobre vencimento de prazos
Quando há uma providência a ser tomada junto ao INPI ao acompanhar o pedido de registro de marca, o infoVILAGE também notifica o cliente sobre o vencimento de prazos estabelecidos. E você já viu neste post a importância que deve dar a isso para seu processo não ser arquivado.

5. Histórico de processos de registros
Todos os processos requeridos para registro de marca ou patente ficam registrados no infoVILAGE. Isso significa que o cliente pode fazer consultas detalhadas sobre um ou mais pedidos de registro e verificar os valores pagos e a pagar, o que garante um melhor planejamento financeiro.

6. Foco no core business
Com a consultoria da VILAGE e a oportunidade de acompanhar o pedido de registro de marca pelo infoVILAGE, o cliente tem mais tranquilidade e pode manter o foco em seu core business, desenvolvendo seu negócio, enquanto nós cuidamos do seu processo de registro de marca.

Qual a melhor assessoria para acompanhar o pedido de registro de marca?

Pelo exposto até aqui, não há dúvidas sobre a importância da consultoria especializada da VILAGE, tanto para elaborar, de maneira técnica e profunda a solicitação ao INPI, quanto para acompanhar o pedido de registro da marca.

É importante ressaltar que a VILAGE tem mais de 25 mil clientes satisfeitos com o suporte oferecido em todo o Brasil e no exterior – Estados Unidos, Alemanha e China. Se você busca uma empresa especializada em marcas e patentes, com credibilidade internacional e muita experiência para elaborar e acompanhar o pedido de registro de sua marca, fale conosco pelo WhatsApp 0800 703 9009 ou nos envie uma mensagem.

Nossos especialistas vão entrar em contato, tirar todas as suas possíveis dúvidas e apresentar soluções para a sua demanda.

Artigos Relacionados

Marca notoriamente conhecida: um olhar sobre o poder do r...

Ver Publicação
Registro de marca extinto

Registro de marca extinto: entenda o que é e previna-se!

Ver Publicação