Ter um negócio é uma coisa. Ter uma marca é outra. E dar a devida atenção para cada um deles é o primeiro passo não só para o crescimento, como também para a solidez de ambos no mercado. Por isso, em algum momento você vai precisar da resposta para essa pergunta: como registrar uma marca?
Em algum momento, isso será necessário e saber o que fazer será um grande diferencial. Se você tem um negócio, precisa se dedicar à ele diariamente, na gestão e na operação. Mas você verá neste post que, se não registrar uma marca, tudo que conquistou com o seu empreendimento pode ser perdido do dia para a noite.
Não pense que isso é um jogo psicológico. É um risco real!
Quando você abre um negócio, aos poucos vai criando um laço, uma identificação com o seu cliente por meio da sua marca. Isso significa que o nome, símbolo ou imagem do seu produto ou serviço é reconhecido pelo consumidor. Só que isso ainda é pouco para que seu empreendimento esteja seguro.
Para se proteger, no Brasil, é preciso registrar uma marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Só isso pode garantir à você a exclusividade de uso e exploração da sua marca.
Vamos imaginar que João tenha uma confecção chamada XYZ há mais de 20 anos, mas sem ter o registro da marca no INPI. Se outra pessoa registrar uma marca com o mesmo nome – e até no mesmo segmento (confecção) – , poderá impedi-lo legalmente de não utilizar mais o XYZ, pelo qual, sua empresa era conhecida. E se João insistir em usar, poderá receber sanções financeiras.
Entendeu como ter uma empresa é uma coisa e ter uma marca é outra? Se você registrar uma marca, passa a ser dono dela. Caso contrário, qualquer um que fizer o registro primeiro pode tomá-la de você.
Como registrar uma marca para o seu negócio?
Para essa pergunta, a resposta mais objetiva e inteligente é: procure uma empresa especializada em registros de marcas. Se você souber escolher um suporte profissional com credibilidade e experiência, com certeza, terá mais tranquilidade.
Isso porque o processo para registrar uma marca é complexo e minucioso. Quando você dá entrada no pedido junto ao INPI, ele será avaliado com muito rigor pelos examinadores. Se qualquer detalhe exigido pelo instituto não estiver em conformidade, o pedido será indeferido e todo o dinheiro e tempo investido será perdido.
Mas este conteúdo tem um objetivo maior do que indicar o melhor caminho. Continue lendo este texto para ter mais conhecimento, pois ele será importante na hora de escolher a melhor consultoria para registrar uma marca.
Em primeiro lugar, é importante saber como funciona este universo. A marca é uma propriedade industrial, só reconhecida oficialmente quando o INPI concede esse título (marca registrada) para o solicitante.
Do ponto de vista de origem, você pode registrar uma marca de produto ou de serviço. No que diz respeito à forma como ela se apresenta existem os seguintes tipos:
- Marca Nominativa
É um nome. Ou seja, consiste apenas em palavras, letras ou números, sem um símbolo gráfico.
- Marca Figurativa
Formada por desenhos, imagens ou símbolos, sem palavras.
- Marca Mista
Combina elementos nominativos (palavras) e figurativos (símbolos ou desenhos).
- Marca Tridimensional
Identifica um produto por sua forma tridimensional, como uma embalagem exclusiva.
Compromisso e Transparência com Você
- Mais de 77 mil marcas registradas desde 1986.
- Mais de 30 mil clientes protegidos pelo mundo.
- ISO 9001: Sua garantia de processos de PI otimizados e sem erros.
Depois de escolher em que modalidade você vai registrar uma marca (pela origem e pela apresentação), será necessário escolher a categoria dentro da Classificação de Nice, uma lista internacional que organiza produtos e serviços em 45 classes, sendo 34 para produtos e 11 para serviços.
Calma, tem mais providências antes de pedir para registrar uma marca. É fundamental fazer uma busca de anterioridade. Essa pesquisa prévia vai identificar se já existe uma marca registrada dentro do mesmo segmento que o seu. Se já houver uma idêntica ou parecida, será necessário adotar outra para diferenciar.
Em seguida vêm as etapas dentro do processo para registrar uma marca: exame formal (verificação de documentos exigidos), publicação do pedido (para o conhecimento público e eventuais oposições ao pedido), exame substantivo (análise técnica do INPI) e decisão (anúncio da concessão ou da rejeição ao pedido).
Como a VILAGE contribui para registrar uma marca para seu negócio
Como você pôde perceber, registrar uma marca não é tarefa simples para quem não tem familiaridade com o universo da propriedade industrial. Por isso, é tão recomendável procurar um suporte profissional.
Você não vai querer perder tempo e nem dinheiro, certo? Então, a VILAGE Marcas e Patentes tem tudo que sua empresa precisa para registrar uma marca de forma segura, precisa, econômica e mais rápida.
A VILAGE oferece um suporte completo em todas as etapas para registrar uma marca, utilizando uma abordagem estratégica e eficiente para o cliente ter mais chances de concessão de sua marca no Brasil e, se necessário, também no exterior.
Mas você deve estar se perguntando: o que essa consultoria pode fazer por mim? Bem, listamos como podemos ajudar a registrar uma marca no INPI. Confira:
- Escolha da marca
Orientamos nossos clientes na escolha da categoria correta e do tipo de marca (nominativa, figurativa, mista etc.) que melhor atende às suas necessidades e ao seu posicionamento no mercado.
- Estratégias para o registro
Desenvolvemos uma estratégia personalizada para aumentar as chances de registrar uma marca, levando em conta as peculiaridades do negócio e as normas do INPI.
- Busca de anterioridade minuciosa
Realizamos uma busca de anterioridade rigorosa e detalhada, tanto no Brasil quanto em âmbito internacional, para garantir que a marca não conflite com registros existentes.
- Elaboração do pedido
Cuidamos de todos os detalhes na elaboração do pedido para registrar uma marca, desde a preparação de documentos e descrições até a apresentação correta no INPI, otimizando as chances de concessão.
- Acompanhamento integral
Acompanhamos o processo desde o protocolo até a decisão final do INPI, e também oferecemos suporte no pós-concessão, auxiliando na manutenção e renovação da marca.
Essas são só algumas das vantagens que oferecemos aos nossos clientes. A VILAGE respeita demais as características de cada negócio e traça estratégias personalizadas para registrar uma marca.
Quer saber mais detalhes da nossa consultoria? Entre em contato conosco pelo formulário ou pelo WhatsApp 0800 703 9009.