Como registrar uma marca para o seu negócio

Se você chegou até aqui, em algum momento já fez essa pergunta: por que registrar uma marca? A gente te ajuda com essa resposta!

como registrar uma marca

Primeiro, porque sem dúvida alguma, a marca é um dos patrimônios mais importantes de uma empresa. Ela é responsável por fazer seu negócio estar presente na memória do cliente. Segundo, porque o registro protege seu negócio legalmente de concorrentes ou outras empresas que possam copiar sua marca.

A solicitação de registro de marcas é feita junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), um processo que envolve diversas etapas. Por isso, o apoio de empresas especializadas, como a VILAGE, é fundamental para evitar falhas e morosidade. Veja três pontos fundamentais em que um especialista pode fazer toda a diferença!

1. Na consulta de marcas já registradas

Antes de iniciar o processo de registro, é preciso consultar o sistema de busca de marcas do INPI para confirmar se já existe alguma marca com o nome que você gostaria de registrar. A prioridade é sempre da empresa que solicitou primeiro, mesmo que o processo ainda não esteja concluído.

2. No pedido de registro de marca

Só depois de apresentar os documentos exigidos ao INPI e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) é possível iniciar o registro de marca. E aí é preciso muita atenção caso sejam exigidos novos documentos. Ao contrário do que muita gente pensa, o depósito da marca junto ao INPI ainda não é a garantia do registro. É apenas o início do processo. Não corra o risco de ter seu processo arquivado ou extinto.

3. Na definição do setor e classificação da sua marca

A mesma marca pode ser registrada para diferentes setores de atividade. Por isso especialistas farão um estudo detalhado para identificar em quais setores sua marca se encaixa. Além disso, é preciso definir: a marca que você pretende registrar será apenas nome comercial? Você vai registrar também um logotipo? Como ela se classifica: produto, serviço, marca coletiva ou de certificação? Para não errar na hora de responder tudo isso é importante contar com o apoio de uma empresa especializada.

Registrar uma marca envolve várias etapas que podem durar, em média, até dois anos. O papel do especialista é acompanhar as informações e cuidar de todos os pedidos de informações ou documentos que possam surgir neste período, posicionando o solicitante sobre cada atualização até sua marca ser registrada.

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