O que é uma marca arbitrária e qual seu objetivo

Todo registro no INPI só é concedido após uma análise detalhada dos examinadores. Neste sentido, a marca arbitrária se apresenta como uma grande aliada ao atender decisivamente a um dos principais requisitos. Quer saber qual? Veja no texto abaixo.

Marca arbitrária

Você sabe exatamente o que levar em conta na hora de batizar seu negócio? Geralmente, os empreendedores dão um nome ou escolhem um símbolo que tenha relação com o produto ou serviço que oferecem. Mas será que essa é a melhor estratégia para se distinguir dos concorrentes e ter mais chances de conseguir o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)?

A busca pelos direitos de exclusividade no uso e na exploração de uma marca passa essencialmente pela capacidade de se diferenciar de outros negócios dentro do mesmo segmento. Neste sentido, a marca arbitrária é uma grande aliada de quem faz um depósito de registro no INPI.

Você sabe o que é e por que ela pode ser decisiva na hora de pedir essa concessão? Nós vamos mergulhar neste assunto agora e você vai ficar por dentro de todos os detalhes e vantagens da marca arbitrária.

Porém, antes de qualquer coisa, é importante entender o conceito de marca, que nada mais é do que “um sinal distintivo, cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa”, conforme definição do Manual de Marcas do INPI.

O que é marca arbitrária?

A marca arbitrária é aquela que não tem relação conceitual com o produto ou serviço a que se refere. Ou seja, o nome ou o símbolo não representam especificamente o objeto do negócio.

O mais famoso exemplo de marca arbitrária é a Apple, gigante do ramo de computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos. Qual seria a relação da palavra “maçã” e da imagem da fruta mordida com o negócio de eletrônicos? Independentemente das várias explicações que já surgiram sobre a origem do nome, um fato é inegável: a marca arbitrária da Apple estabelece uma distinção clara de seus concorrentes.

Outros exemplos também chamam a atenção pelo mesmo motivo. Reparem que os nomes ou sinais das marcas arbitrárias abaixo não têm nenhuma ligação direta com os produtos ou serviços que oferecem:

Gol: empresa de transporte aéreo, cujo nome faz referência ao objetivo no futebol;

Camel: fabricante de cigarros, que usa como símbolo um camelo;

Garoto: empresa de chocolates, que usa como nome e símbolo um menino;

Estrela: fabricante de brinquedos, que usa como nome e símbolo uma estrela; Azul: outra empresa de transporte aéreo, cujo nome faz referência a uma cor.

Como uma marca arbitrária pode facilitar o registro no INPI?

Conseguir o registro de marca no INPI exige um estudo minucioso, já que os examinadores são muito criteriosos, especialmente no que diz respeito à distinção dentro do mesmo segmento de atuação da empresa.

Por isso, a marca arbitrária leva vantagem na hora da avaliação. É muito comum o nome de um negócio fazer referência ao serviço ou produto oferecido. Então, se a sua marca não tem nenhuma relação com a atividade exercida, automaticamente fica mais fácil se diferenciar dos concorrentes e comprovar essa distinção.

Também é importante ressaltar que, além da marca arbitrária, há outros dois tipos: marca evocativa e marca fantasiosa.

A marca evocativa (ou sugestiva) tem nome ou símbolo que sugere o produto ou serviço oferecido. Como exemplo, podemos citar Air Bus (fabricante de aviões de transporte), Atacadão (mercado que vende no atacado), Bom Ar (aromatizante de ambientes) e Nescafé (café solúvel).

Já a marca fantasiosa é como a marca arbitrária, só que utiliza um nome que não existe em nenhum vocabulário. Ou seja, ele é inventado: Nike e Adidas (artigos esportivos), Sony (eletrônicos) e Viagra (remédio) são alguns exemplos.

A importância da estratégia na escolha da marca

Diante do exposto, fica muito claro que o nome da marca é muito importante para o sucesso em todos os sentidos e deve ser pensado de maneira estratégica.

Se você escolher uma marca evocativa, por exemplo, ainda vai ter a possibilidade de conseguir a concessão do INPI e garantir a exclusividade de uso e exploração. No entanto, será mais difícil porque o risco de ter marcas semelhantes é enorme. E os técnicos do INPI vão avaliar se isso não pode confundir o consumidor.

A marca arbitrária, neste sentido, oferece mais vantagens exatamente porque não faz referência ao produto ou serviço que disponibiliza. Na verdade, o nome ou símbolo nem mesmo remete ao segmento em que atua. Por isso, é recomendado traçar uma estratégia ao criar um negócio. A marca arbitrária certamente será uma aliada na hora de pedir o registro no INPI, mas qualquer uma precisará ser devidamente estudada por um profissional especializado em demandas dessa natureza. Só assim é possível adotar a tática mais adequada na abertura do processo de registro.

Veja como a VILAGE pode ajudar no registro de sua marca

Embora tenha ficado claro o quanto o “batismo” de uma marca pode ser determinante para conseguir os direitos exclusivos sobre o uso e exploração, é possível que você já tenha um negócio estabelecido, com nome e / ou símbolo criados.

Em qualquer um dos casos citados neste post é essencial que você conte com um suporte adequado no momento em que for solicitar o registro de marca arbitrária, evocativa ou fantasiosa.

A VILAGE tem mais de 36 anos de experiência neste segmento e oferece assessoria completa para o registro de marcas e patentes no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e na China.

Nós contamos com profissionais altamente qualificados e atualizados sobre a legislação vigente e, principalmente, atentos aos detalhes que fazem a diferença quando o pedido de registro é examinado no INPI. Então, evite dor de cabeça e gastos desnecessários na busca pelo registro de sua marca arbitrária, evocativa ou fantasiosa. Fale com nossos especialistas agora mesmo pelo telefone 0800 703 9009 ou nos envie uma mensagem.

Artigos Relacionados

Registro de marca extinto

Registro de marca extinto: entenda o que é, previna-se!

Ver Publicação
Aguardando prazo de apresentação de oposição

Aguardando prazo de apresentação de oposição: o que signi...

Ver Publicação