Você já parou para pensar sobre o impacto das marcas no cotidiano das pessoas? Visualmente, elas influenciam em decisões e podem ser identificadas pelo logotipo, pelo nome ou pelos dois elementos juntos. Neste último caso, é o que chamamos de marca mista, um importante ativo que deve ser protegido com o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A marca mista é a união de um nome com um símbolo. Ela é muito utilizada em todo o mundo, desde pequenas empresas até as grandes multinacionais. Se você é um empreendedor, precisa saber exatamente em qual categoria se classifica a sua marca para que possa requerer direitos de propriedade exclusiva e garantir a proteção contra o uso indevido por terceiros.
É muito comum que empresários tenham dúvidas na hora de fazer um registro de marca mista. Neste artigo, vamos explicar como funciona, as vantagens e desvantagens desta modalidade e também apresentar os outros tipos de marcas: nominativa, figurativa e tridimensional.
Desta maneira, você saberá exatamente em qual modelo sua marca se encaixa e como deve proceder ao solicitar seu registro no INPI.
Como identificar uma marca mista?
Bem, você já sabe que marca mista é um elemento nominativo acompanhado de uma figura. São marcas que reforçam a identificação do público justamente pelos dois elementos (símbolo e nome), sem deixar nenhuma dúvida do que se trata. Como exemplos bem conhecidos de marca mista, podemos citar:
Petrobras
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-petrobras.png)
Toyota
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-toyota.png)
Adidas
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-adidas.png)
Acontece que a marca mista não se resume apenas à essa união de nome da empresa com uma imagem. E é aí que você precisa prestar muita atenção aos detalhes para saber diferenciar os tipos de marcas.
A marca mista pode ser reconhecida também apenas pelo nome, desde que ele seja estilizado, com uma grafia fantasiosa, diferente das fontes usuais na escrita.
Este tipo de marca mista – que explora o nome visualmente de maneira personalizada – também é muito utilizado em todo o mundo. Veja alguns exemplos:
Coca-Cola
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-coca-cola.png)
Caixa Econômica Federal
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-caixa-economica-federal.png)
Sadia
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-sadia.png)
Quais são as vantagens do registro da marca mista?
Quando você batiza um serviço ou produto, leva em conta diversos fatores, desde mercadológicos até pessoais. Porém, quando se solicita o registro de uma marca, a análise do INPI para a concessão é puramente técnica.
Desta forma, é preciso se enquadrar dentro das condições citadas acima, para que sua propriedade seja reconhecida como uma marca mista. Com isso, você também vai garantir algumas vantagens.
A principal delas é que não será necessário registrar o nome e o símbolo de forma separada. Com os dois elementos juntos, a marca mista é reconhecida e você garante a propriedade e os direitos de exclusividade, bem como a proteção contra o uso indevido por outras pessoas ou empresas.
Agora, tenha muita atenção a este detalhe: você só terá proteção à marca mista, com os dois elementos juntos (símbolo + nome) ou com o nome estilizado. Para proteger e utilizar a marca com esses elementos separados serão precisos outros registros.
Outra grande vantagem da marca mista é que as chances de o INPI deferir seu registro é maior. Isso acontece porque as características de uma marca mista fazem com que ela seja naturalmente ainda mais distinta de outras marcas – seja com o uso da imagem e do nome ou apenas com o nome estilizado.
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Outros tipos de marcas
Agora que você já conheceu a marca mista, vamos apresentar outras três modalidades que também são usuais e explicar suas características.
Marca Nominativa
Marca Nominativa é aquela formada pelo nome, com uma ou mais palavras. Pode vir com números, letras, algarismos romanos ou arábicos. Para se diferenciar da marca mista (que usa o nome estilizado ou fantasioso), basta estar escrita com caracteres padrões. Veja abaixo alguns exemplos de marca nominativa:
Uber
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-uber.png)
Samsung
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-samsung.png)
Avon
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-avon.png)
Marca Figurativa
Como o próprio nome sugere, se baseia em uma figura, um desenho, um símbolo, uma imagem. É um dos registros menos solicitados no INPI porque protege apenas a logomarca e não o nome dela. Abaixo, confira algumas marcas figurativas:
Apple
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-apple.png)
Nike
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-nike.png)
Starbucks
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/logo-starbucks.png)
Marca Tridimensional
A marca tridimensional é uma das mais raras, mas não menos importante. Trata-se de uma marca que se destaca pela forma plástica. Ou seja, seu design se diferencia de todos os produtos ou serviços dentro de seu segmento. É muito comum para distinguir embalagens, como nos exemplos abaixo:
Nescau (lata torcida)
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/nescau-lata.jpg)
Yakult (embalagem de plástico)
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/yakult.jpg)
Baton (chocolate em forma de batom)
![](http://site.vilage.dev/wp-content/uploads/2022/04/baton-chocolate.jpg)
Marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional: como escolher o registro?
Se você já tem uma marca que ainda precisa de registro junto ao INPI, pode estar se perguntando em qual modalidade ela se encaixa. É importante chegar a essa resposta para aumentar as chances de conseguir o deferimento no órgão regulador, mas nem sempre é simples encontrá-la.
Neste sentido, contar com a consultoria especializada da VILAGE Marcas e Patentes faz muita diferença. É preciso levar em conta questões estratégicas na solicitação para facilitar o processo de registro.
Além disso, claro, é necessário avaliar alguns detalhes para evitar desgaste financeiro e emocional com um eventual indeferimento por parte do INPI. Afinal, a análise no órgão é minuciosa e a conquista do direito de uso exclusivo de uma marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional passa pelo conhecimento técnico de quem está elaborando a solicitação.
Por que é importante registrar e monitorar a marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional?
A marca é o principal ativo intangível de um negócio ou produto. Isso significa que seu valor não é mensurado de maneira física, mas, sim, pelo que representa e contribui para o valor agregado.
A partir deste conceito, fica mais fácil entender por que é tão importante registrar a marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional. Imagine o tamanho do prejuízo se uma pessoa ou empresa usar a marca que você levou anos para construir e dar credibilidade. Seria uma grande frustração saber que alguém está levando os lucros e a fama por uma criação que é sua, não é mesmo?
Por isso, é fundamental registrar sua marca. Com isso, além de garantir o direito de uso exclusivo dessa marca, você terá meios legais para exigir o fim do uso indevido por parte de terceiros, bem como pedir indenização na justiça.
Além de registrar a marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional, é fundamental que você garanta também o monitoramento dela. Assim, caso alguém faça o uso sem sua permissão, você ficará sabendo e poderá tomar as medidas cabíveis.
Vale lembrar que a VILAGE Marcas e Patentes elabora o pedido de registro de marcas, são mais de 35 anos neste segmento, com uma atuação eficiente no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e China. Caso você precise de mais informações ou queira se juntar aos mais de 23 mil clientes satisfeitos no país e no exterior, fale conosco. Nossos especialistas vão ajudar a identificar, proteger e valorizar sua marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional.