Qual é a diferença entre marca e patente?

Em algum momento você já deve ter ouvido (ou até repetido) a expressão: “preciso patentear uma marca”. O que você talvez não saiba é que isso não existe. Pois é, marca e patente são coisas completamente diferentes. Confira! Registro de marca: proteja sua empresa Registrar sua marca significa que você vai proteger e evitar que…

marca e patente

Em algum momento você já deve ter ouvido (ou até repetido) a expressão: “preciso patentear uma marca”. O que você talvez não saiba é que isso não existe. Pois é, marca e patente são coisas completamente diferentes. Confira!

Registro de marca: proteja sua empresa

Registrar sua marca significa que você vai proteger e evitar que sua empresa encontre outros nomes ou logotipos  iguais ou semelhantes no mercado. Se você já pensou na marca  para o seu negócio, precisa garantir que não existirão cópias por aí. Para isso você deverá fazer o registro da mesma através da Vilage. O registro é  concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

É um processo com muitos detalhes e através dele  é possível registrar o nome, logotipo e até mesmo elementos que sejam característicos da empresa que representam. Depois de cumprir todas as etapas e receber seu pedido de registro, você terá o direito de usar sua marca por 10 anos, que podem ser renovados indefinidamente.

O registro de marca é imprescindível para qualquer empresa. Além de fortalecer o negócio, esse processo evita que você tenha uma baita dor de cabeça, no futuro, caso outra empresa queira registrar a mesma marca.

Registro de patente: lucre com sua invenção

Se você acabou de inventar algo inovador, uma nova tecnologia ou um novo processo fabril, por exemplo, vai precisar de um registro de patente para garantir o direito de lucro sobre essa invenção. Este tipo de registro é fundamental porque não só protege uma ideia, mas também resguarda os resultados financeiros que poderão existir graças a ela.

O processo para registrar uma patente é um pouco mais demorado que o registro de marca. A  assessoria de um especialista durante este período é fundamental e fará toda a diferença para evitar falhas e arquivamento da ideia, tornando a mesma de domínio público. A proteção da patente poderá oferecer lucros por até 20 anos, dependendo da modalidade. Após este período a patente cairá em domínio público.

Fique atento

Se você está desenvolvendo algum tipo de tecnologia ou invenção vai precisar tanto do registro de marca, para proteger o seu nome e o do seu produto, quanto do registro de patente, para evitar cópias da  sua invenção. Confira aqui quais são os requisitos para se obter uma patente de invenção no INPI.

Ainda ficou com alguma dúvida?

A VILAGE pode ajudar você e a sua empresa com o registro de marcas e patentes. Para isso, você conta com 30 escritórios no Brasil e exterior, além de especialistas que vão ajudá-lo seja qual for o seu segmento. Clique aqui e entre em contato!

Artigos Relacionados

Aguardando prazo de apresentação de oposição

Aguardando prazo de apresentação de oposição: o que signi...

Ver Publicação
Relatório de patente

Relatório de patente: como ele pode impactar a análise do...

Ver Publicação