Concessão de patente: como obter proteção completa para sua inovação?

A concessão de patente é o sonho de todo inventor ou financiador de uma invenção. Além de evitar o uso e exploração indevidos de terceiros, esse tipo de registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) garante um ativo valioso para o seu titular. Mas você sabe o que é preciso fazer para ter essa proteção completa?

Em primeiro lugar, é bom ficar claro que obter uma concessão de patente não é  uma missão simples, especialmente para quem não tem o devido conhecimento técnico e jurídico de um processo de registro. Porém, há um caminho correto a seguir para realizar esse sonho e conquistar direitos exclusivos sobre sua inovação.

Neste post, você vai conhecer os detalhes que podem ser determinantes para alcançar a concessão da patente – e, assim, atrair investidores, negociar licenças, estabelecer parcerias comerciais ou até mesmo aumentar o valor da sua empresa em casos de venda ou fusão.

Entenda a partir de agora como a concessão de patente pode transformar sua vida e o que é preciso fazer para que o sonho do registro no INPI se torne realidade.

Por que é tão importante buscar a concessão de patente no INPI?

Imagine que você desenvolveu algo revolucionário, uma inovação que pode transformar a forma como as coisas são feitas. Seu tempo, seu esforço e seus recursos foram dedicados a aperfeiçoar essa ideia.  Você acha que seria justo não ser recompensado por todo esse trabalho e, pior, ver outra pessoa ou empresa levar o crédito pela invenção e lucrar com ela?

Buscar a concessão de patente é essencial justamente para não deixar que sua inovação fique vulnerável. Somente o registro no INPI garante direitos exclusivos sobre a sua invenção, oferecendo uma proteção legal sólida. 

Ao conseguir a concessão de patente, você tem o controle sobre quem pode usar, fabricar ou vender sua invenção por um período de 20 anos. É como obter um certificado de propriedade intelectual para sua ideia.

Sem a concessão de patente, sua invenção fica exposta a qualquer pessoa ou empresa que queira copiá-la ou explorá-la sem a sua permissão. Isso pode resultar na perda dos benefícios comerciais que sua ideia poderia gerar. 

Além disso, no ambiente altamente competitivo de hoje, outras empresas podem capitalizar rapidamente sobre sua inovação, privando você do retorno merecido pelo seu trabalho árduo e criatividade. 

Já deu para ter uma ideia da importância de buscar a concessão de patente para a sua invenção? Na prática, o registro é o alicerce para garantir o reconhecimento, a segurança e o valor de sua inovação no mundo empresarial.

Concessão de patente: como obter a proteção completa para sua inovação?

Quando se coloca na balança quais as melhores práticas para se alcançar a concessão de patente no INPI, não há nenhuma dúvida da principal: buscar ajuda profissional especializada. 

Embora qualquer pessoa possa submeter um pedido de registro de patente, esse processo é muito complexo e requer conhecimento técnico específico em propriedade intelectual e na legislação relacionada. 

É importante ressaltar que os examinadores do INPI são extremamente rigorosos em relação à concessão de patente. Exatamente por este motivo, não pode haver erros ou informações imprecisas e, muito menos, ignorar exigências básicas.

Mesmo assim, é comum o INPI indeferir pedidos de concessão de patente simplesmente porque a solicitação está incompleta ou errada. É preciso muita atenção e seguir todos os passos de maneira cuidadosa, como você verá logo abaixo.

 Quais são os trâmites prioritários para conseguir a concessão de patente?

A busca pela proteção integral da inovação por meio da concessão de patente é possível desde que seu pedido ao INPI esteja em total conformidade com as normas legais. 

Para ser merecedora da concessão de patente, sua inovação deve atender a requisitos básicos, como novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. Isso significa que sua invenção precisa ser nova, não óbvia para um especialista no assunto e ter um uso prático.

Por isso, é altamente recomendável, realizar uma busca de anterioridade para verificar se sua criação não foi divulgada anteriormente em outras patentes, publicações ou produtos existentes. 

A partir desses requisitos básicos, você vai entrar nos principais trâmites da concessão de patente:

1. Elaboração do pedido de patente

É necessário preparar um pedido detalhado, descrevendo de forma clara e abrangente sua inovação, incluindo especificações técnicas, desenhos (se necessário) e reivindicações precisas sobre o que você pretende proteger com a concessão de patente.

2. Depósito no INPI

O pedido de registro deve ser depositado no INPI. É importante seguir todas as diretrizes e prazos estabelecidos para evitar possíveis problemas durante o processo. Como explicamos acima, ao preencher as informações é preciso ter muita atenção, pois isso é determinante para a concessão de patente.

3. Análise e acompanhamento

Após o depósito, seu pedido será examinado para verificar se atende aos critérios de patenteabilidade. Durante o exame técnico, o INPI pode apresentar objeções ao pedido. É essencial estar preparado para responder prontamente e de forma satisfatória a essas objeções. Uma resposta bem fundamentada pode influenciar diretamente na concessão da patente.

4. Publicação do pedido

Após o exame técnico, o pedido de patente é publicado. Essa etapa é importante, pois a publicação oferece proteção provisória. No entanto, é necessário cuidado para não divulgar informações sensíveis que possam comprometer a possível concessão de patente.

5. Concessão de patente

A etapa final é a concessão da patente pelo INPI. Nesta fase, é muito importante acompanhar o processo e atender a quaisquer exigências pendentes para garantir a concessão final.

Como ampliar as chances de concessão de patente?

Levando em conta todos os detalhes exigidos em cada uma das etapas que apresentamos acima, fica muito claro que, embora qualquer pessoa possa fazer um pedido ao INPI, é importante ter experiência no assunto para evitar dor de cabeça e, principalmente, se aproximar da concessão da patente.

Diante deste cenário, procurar o suporte de uma empresa especializada em proteção de propriedade intelectual e com expertise em processos de registros no INPI, pode ser o diferencial na busca pela concessão de patentes.

A VILAGE Marcas e Patentes conta com profissionais especializados e oferece uma assessoria completa, desde a avaliação dos requisitos básicos até o monitoramento da patente após a concessão do INPI. 

Nossa trajetória de 37 anos de mercado reforça a credibilidade. Oferecemos todo o conhecimento necessário para um processo sem sustos, ou seja, com total tranquilidade ao cliente. Afinal, com nossa assessoria, você pode ficar despreocupado (a) e focar nos seus negócios, pois nós vamos cuidar de todo o processo em busca da concessão de patente.

Na prática, ter a assessoria da VILAGE não apenas simplifica o processo, mas também aumenta significativamente as chances de sucesso na concessão de patente para sua inovação.  Quer tranquilidade? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp 0800 703 9009 ou envie uma mensagem.

Seja Nosso Parceiro

Realizamos parcerias com Escritórios Contábeis, Associações Comerciais, Agências de Marketing e Publicidade, Parques Tecnológicos, Hubs de Inovação, entre outros. Conheça nossa proposta de trabalho.