Renovar registro de domínio: qual a importância? 

Perder o prazo de renovação do domínio de seu site é um grande risco para a expansão ou consolidação de seu negócio. Veja o que pode ser feito para evitar esse problema sem precisar se preocupar com datas.

Renovar registro de domínio

Em um mundo cada vez mais digital, manter ativo o site da sua empresa já não é luxo há muito tempo. É uma necessidade! Desta forma, quem não tem, precisa correr atrás de um urgentemente. E quem já conquistou esse espaço virtual não pode correr o risco de perdê-lo. Renovar o registro de domínio é praticamente uma questão de sobrevivência do negócio.

Não dá para ignorar a importância de manter o domínio de um site. O problema, no entanto, é que as preocupações e obrigações diárias de quem comanda um negócio ocupam tanto a cabeça que o simples (e fundamental) ato de renovar o registro de domínio acaba sendo esquecido.

Este é um erro que pode ser muito prejudicial, especialmente para quem não conta com suporte especializado. Neste post, você verá como pode ficar despreocupado (a) se contar com uma assessoria qualificada na gestão e monitoramento do seu endereço na internet e renovar o registro de domínio de sua empresa.

Em primeiro lugar, vamos lembrar como funciona o domínio e por que ele é tão importante para o seu sucesso.

O papel do domínio na consolidação da empresa

O domínio é o endereço do seu site, um nome único, de uso exclusivo. É ele que vai fazer o público encontrar e identificar automaticamente a sua empresa em ambiente online sempre que digitar no navegador de internet o nome que você registrou.

Sob essa ótica, fica fácil entender o papel dele na consolidação ou expansão do seu negócio. Afinal, esse endereço online fortalece a sua marca ao ponto em que ela é reconhecida imediatamente no ambiente virtual.

Agora, imagine o quão frustrante seria perder essa exclusividade por deixar de renovar o registro de domínio dentro do prazo, geralmente válido por um ano.

Existem registros nacionais e internacionais. Cada país segue sua legislação para conceder endereços na internet. Se você ainda não tem registro de domínio para o seu site, precisa providenciar. E é importante conhecer todos os tipos, as vantagens e como fazer.

Agora, se você já tem esse endereço exclusivo para seu site, não pode deixar de renovar o registro de domínio ao final do prazo de vigência. Veja abaixo por que:

Qual a importância de renovar o registro de domínio?

Levando em conta tudo que você leu até aqui, não há dúvidas de que renovar o registro de domínio deve ser uma questão prioritária para todo mundo que tem um site. O problema é que entre a data de início e de fim da vigência você certamente terá muitas outras coisas com que se preocupar, e sempre existirá o risco de esquecer da renovação.

E isso não pode acontecer. Primeiro porque você perderá todas as vantagens conquistadas no período em que teve o endereço exclusivo. Entre elas estão:

– Credibilidade que um domínio próprio traz para qualquer negócio;

– Facilidade que o público tem de memorizar e acessar o site;

– Resultados efetivos em sites de busca por seu nome;

– Oportunidade de ter um e-mail personalizado, com o @ exclusivamente ligado ao seu site e não a outros provedores de e-mail;

– Autonomia para gerir todo o conteúdo e arquivos do site.

Além de tudo isso, renovar o registro de domínio é extremamente importante porque se você o perder abrirá espaço para outra pessoa ou empresa se tornar dona dele.

Para que fique mais claro, confira abaixo o que pode acontecer quando você deixa de renovar o registro de domínio.

O domínio expirou. E agora, o que fazer?

O prazo expirou e você não se lembrou de renovar o registro de domínio. E agora, o que vai acontecer? O que fazer? Vou perder meu site? Calma, se você prestar atenção nos protocolos praticados no país em que o site foi registrado e agir a tempo, tudo vai se resolver.

Ninguém perde definitivamente o domínio assim que expirar sua validade. No entanto, o provedor não vai ficar esperando eternamente. No Brasil, os domínios terminados em “br” ficam com o status de expirado um dia após o vencimento. Por cerca de duas semanas, a página ainda estará no ar.

É mais uma chance para regularizar a situação, antes de o domínio ficar congelado. Se isso acontecer, o site fica fora do ar e todos os serviços dele, como o e-mail, ficam inativos. Muito ruim, né? Mas pode piorar! Veja por que a seguir.

O que acontece quando o domínio entra no status congelado?

Bem, até agora você viu muitos motivos para não perder o prazo de renovar o registro de domínio de seu site. Mas o prejuízo pode se consolidar de vez quando ele é congelado. O domínio fica neste status por 90 dias, com a página fora do ar, todos os serviços interligados inativos e uma grande ameaça bem próxima.

Se você não pagar e não renovar o registro de domínio nestes 3 meses, ele entra em “processo de liberação”, que nada mais é do que o procedimento para colocar aquele endereço exclusivo à disposição de um novo titular e se isso ocorrer você não terá mais chance de recuperá-lo.

Como renovar o registro de domínio sem sofrimento?

Definitivamente, não vale a pena correr o risco de perder o endereço de seu site. Além de manter um importante ativo intangível – ao passo em que consolida e fortalece sua marca –, renovar o registro de domínio pode ser muito mais tranquilo, sem toda a pressão que vimos nas situações descritas neste post.

Você, então, deve estar se perguntando: como não esquecer de renovar o registro de domínio do meu site, se preciso me preocupar diariamente com outras coisas muito importantes do meu negócio?

É aí que entra uma das empresas mais conceituadas do mundo quando o assunto é valorização de marcas. A VILAGE tem uma equipe especializada em registros e monitoramento de domínios, com suporte completo para quem pretende formalizar um site ou já tem o seu. Além disso, oferece também toda a sua expertise na proteção à marca na internet.

Vale ressaltar que a VILAGE auxilia e orienta o cliente para fazer ou renovar o registro de domínio nacional ou internacional. São 36 anos de credibilidade e muita experiência em gestão e monitoramento de domínios.

Evite o risco de perder o endereço exclusivo de seu site. Fale conosco pelo WhatsApp +55 800 703 9009 ou nos envie uma mensagem direta. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar.

Artigos Relacionados

Venda de domínios registrados

Você sabe como funciona a venda de domínios registrados?...

Ver Publicação
Registro de Marca

Registro de marca x registro de domínio: saiba a diferenç...

Ver Publicação