Licenciamento de personagem: como funciona?

Uma das estratégias mais eficientes do mundo dos negócios, o licenciamento de personagem gera crescimento de receita e expansão de marcas e produtos. Veja como funciona e quais as vantagens para licenciador e licenciado.

Licenciamento de personagem

Quando se pensa em alavancar vendas, ampliar o alcance de um serviço ou impulsionar qualquer tipo de negócio, o licenciamento de personagem é uma excelente alternativa. Afinal, quem não gostaria de associar sua marca a outra que é adorada, consumida diariamente por uma legião de fãs e reconhecida pelo público? 

É evidente que o licenciamento de personagem é uma estratégia poderosa e mutuamente benéfica. Mas você sabe como isso funciona? O que é preciso fazer e como é possível convencer uma marca icônica a ceder os direitos de uma propriedade intelectual para sua empresa?

Neste post, vamos abordar o licenciamento de personagem e mostrar por que ele é tendência no mundo dos negócios há muitos anos, desmistificando o processo e destacando as vantagens e os procedimentos relevantes para quem quer ser um licenciado ou um licenciador. 

É mais simples do que se pode imaginar. Porém, exige conhecimento e experiência para que o sonho do crescimento não se torne um pesadelo para ambas as partes. Se você planeja fazer o licenciamento de personagem e quer garantir acordos bem-sucedidos e contratos sólidos, não pare por aqui. Veja todo o conteúdo abaixo.

O que é licenciamento de personagem?

O licenciamento de personagem é um acordo comercial em que o titular de uma propriedade intelectual concede a terceiros o direito de usar, reproduzir ou comercializar produtos ou serviços associados a essa marca (personagem).

Isso cria uma colaboração mutuamente benéfica, na qual o licenciador expande sua presença no mercado por meio de parceiros licenciados, enquanto estes têm a oportunidade de capitalizar a popularidade e o reconhecimento da marca.

Em outras palavras, o licenciamento de personagem funciona como um acordo de aluguel. A empresa que detém os direitos de um personagem (licenciante) permite que outras empresas (licenciadas) o utilizem em seus produtos. Em troca, a licenciada paga uma taxa (royalties) ao detentor da marca. 

Quais as vantagens do licenciamento de personagem?

Já neste início de texto deu para perceber que o licenciamento de personagens é uma estratégia que beneficia tanto os detentores da marca, quanto as empresas licenciadas, certo? Então, veja abaixo as vantagens oferecidas para ambos os lados desta parceria.

Benefícios para o licenciante:

  • Ampliação de mercado
    O licenciamento de personagem permite que a marca alcance novos públicos e segmentos (como brinquedos, roupas, alimentos, produtos de higiene e muito mais);
  • Aumento de receita
    O licenciamento de personagem costuma representar uma fonte significativa de receita para o detentor da marca;
  • Impulsionamento da popuaridade
    Se um personagem já é amado e conhecido em um segmento, este apelo será maior ainda com o licenciamento de personagem para outros públicos.

Benefícios para o licenciado:

  • Acesso à base de fãs
    Com o licenciamento de personagem, o licenciado automaticamente ganha acesso a uma base dedicada e estabelecida de fãs. Ou seja, há demanda preexistente pelos produtos ou serviços associados ao personagem.
  • Credibilidade instantânea
    Os consumidores tendem a confiar em marcas reconhecidas e queridas. O licenciamento de personagem atesta essa credibilidade a serviços e produtos.
  • Potencial de expansão global
    O licenciamento de personagem pode abrir portas para a expansão global do negócio em casos de personagens com apelo internacional.

Qual o prazo do licenciamento de personagem?

O prazo do licenciamento de personagem no Brasil não é padronizado e pode variar de acordo com as regras estabelecidas entre as partes envolvidas. 

O período do licenciamento de personagem pode ser curto, como, por exemplo, para campanhas publicitárias específicas, eventos sazonais ou projetos temporários. Mas também pode ser de médio ou longo prazo.

Costumeiramente, o prazo de licenciamento de personagem é de aproximadamente 2 anos, com royalties que variam de 2% a 12% do valor do produto ou serviço que vai utilizar o personagem.

Cases de sucesso de licenciamento de personagem dentro e fora do Brasil

O licenciamento de personagem faz parte do dia a dia das pessoas. Muitas parcerias estão na nossa rotina e algumas são muito marcantes.

No Brasil, o mais famoso licenciamento de personagem talvez envolva a Turma da Mônica. A icônica série de histórias em quadrinhos, da Maurício de Sousa Produções, tem estabelecido parcerias bem-sucedidas com diversas empresas que produzem itens infantis, desde brinquedos a roupas. Essa colaboração tem impulsionado a presença da marca em uma variedade de produtos, atingindo um amplo público-alvo.

Como exemplo internacional, podemos citar a Disney, que expandiu sua marca para uma gama diversificada de produtos de diferentes segmentos com o licenciamento de personagem. 

Licenciamento de personagem é viável! Veja como funciona

Ao contrário do que muitos acreditam, obter o licenciamento de personagem não é uma tarefa quase impossível. Envolve passos importantes, mas eles são viáveis para estabelecer parcerias com grandes marcas mundiais.

O primeiro deles é identificar o personagem que deseja associar ao seu negócio. Para isso, devem ser levados em conta seus objetivos e a efetividade desta nova parceria: qual o público-alvo? O personagem tem alguma conexão com o seu produto ou serviço? Qual a imagem dele perante o público que você deseja atingir?

Enfim, são muitos detalhes que dão certo trabalho para definir, mas completamente normais para quem busca o licenciamento de personagem. Em seguida, é preciso iniciar o processo de contato com o titular dos direitos sobre a propriedade intelectual. 

Não é surpresa para ninguém que a chave para o sucesso na solicitação do licenciamento de personagem é apresentar uma proposta sólida que destaque os benefícios mútuos.

Nenhum detentor de marca vai querer fazer o licenciamento de personagem se o negócio não for claramente muito bom para ele. É necessário mostrar como a colaboração pode ser lucrativa para ambas as partes.

A importância de ter uma assessoria especializada no licenciamento de personagem

Apesar de não ser um bicho de sete cabeças, o licenciamento de personagem requer conhecimentos técnico e jurídico para garantir não só bons contratos para a sua empresa, como também evitar futuros problemas judiciais.

Portanto, é recomendável procurar um suporte profissional, com especialização em licenciamento de personagem e marcas. Esse tipo de consultoria é fundamental para garantir o sucesso do acordo. 

A VILAGE Marcas e Patentes, por exemplo, conta com profissionais qualificados para oferecer serviços de altíssimo nível, reconhecidos por mais de 25 mil clientes no Brasil, na Alemanha, na China e nos Estados Unidos.

Nossa consultoria é completa e desempenha um papel essencial na abordagem do titular da propriedade intelectual, na negociação de termos favoráveis para todos e na elaboração de um contrato de licenciamento sólido que proteja seus interesses.  Não abra mão dessa orientação especializada em cada etapa do licenciamento de personagem. Chame a VILAGE no WhatsApp 0800 703 9009 ou nos envie uma mensagem. Ao contar com esse suporte, você pode garantir parcerias bem-sucedidas e mutuamente benéficas.

 

Artigos Relacionados

Licenciamento de tecnologia

Licenciamento de tecnologia: o que é e como funciona?

Ver Publicação
Contrato de licença de uso de software

Contrato de licença de uso de software: protegendo seus i...

Ver Publicação