
Listamos 5 dicas valiosas para você que está começando um negócio:
1) Pesquise sua marca antes de utilizá-la.
Será que a marca que você pretende utilizar já não foi registrada por outra empresa? Por isto a pesquisa de marca é essencial e deve ser realizada por um profissional especializado que poderá analisar os resultados e dar um parecer com a máxima precisão.
2) Algum orgão fiscaliza plágios de marca?
A resposta é Não. Por isso o monitoramento constante da sua marca é tão importante. O ideal é que este acompanhamento seja realizada por uma empresa especializada. A VILAGE Marcas e Patentes possui um sistema próprio para isto, que monitora não só os processos de seus clientes, mas também de terceiros que façam o requerimento de marca semelhante.
3) E o que fazer se eu descobrir que alguém está copiando a minha marca?
A principal providência é apresentar notificação e/ou ingressar com as medidas judicias cabíveis.
4) A marca deve ser requerida em classe compatível com a atividade exercida.
Caso sua marca seja requerida em um ramo diferente do que aponta seu contrato social ou declaração, o processo pode sofrer exigência e até mesmo ser arquivado. Por isto a orientação de uma consultoria especializada na área evita que seu registro seja realizado de forma errada.
5) Mesmo depois de finalizado o registro de marca precisa de acompanhamento?
Sim, mesmo depois do registro concedido a marca pode sofrer alguns processos de terceiros: nulidade administrativa, nulidade judicial e caducidade.