Você sabe como funciona a venda de domínios registrados?

Você sabia que existe a chance de você comprar domínio, para não precisar mudar o nome da marca ou então pensar em outro domínio para o seu negócio? Confira, agora, como funciona a venda de um registro de domínio!

Venda de domínios registrados

Ter um site para uma empresa é uma questão estratégica importante, por ser a identidade dela no mundo digital, onde todos estão hoje em dia. Mas e quando você cria a marca e o domínio já está registrado por outra pessoa? Saiba que é possível ter a venda de domínios registrados. 

O domínio é o seu endereço do site e, portanto, por questões de estratégia de marketing digital e para se manter reconhecido e competitivo no mercado, ele deve carregar o nome da sua marca. Ele é a sua principal identidade online.

Quando a sua marca já está registada em um domínio, é preciso encontrar o dono dele para saber se há a possibilidade de compra. Confira neste post como funciona a venda de domínios registrados. 

O que é domínio?

Para quem é leigo no assunto, o domínio nada mais é do que o endereço pelo qual o internauta acessa sua página na internet, é tudo o que vem logo depois do famoso ‘www’. Ele pode terminar ainda em ‘.com.br’ ou apenas como ‘.com’.

O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pela administração dos nomes de sites ‘.com.br’ na internet, que envolve o registro e suas renovações. Vale ressaltar que o domínio não envolve apenas o site, mas pode ser também o domínio do e-mail, aquele endereço que vai depois do @, como o @nomedasuaempresa.com.br.

Então, todo o funcionamento da sua marca na internet passa pelo domínio, tendo um valor estratégico alto para as empresas. Atualmente, na internet, existem vários sites para você registrar o seu domínio, onde você pagará uma taxa ou mensalidade para fazer o serviço.

O domínio é diferente da hospedagem, apesar de ambos os serviços funcionarem de maneira integrada. A hospedagem é o serviço de armazenamento de arquivos de um site em um servidor profissional. Funciona assim: o internauta vai digitar o endereço (o nome do domínio) no navegador, como um www.suaempresa.com.br. O servidor onde os arquivos estão hospedados entrega o conteúdo dele.

Como vender um domínio com segurança?

Muitas vezes, a pessoa faz a pesquisa em um site de domínios e descobre que o nome da sua marca já está registrado. Porém, ao acessar um site de buscas, como o Google, descobre que o site não está no ar. 

Apesar disso, este domínio pertence a alguém. Muitas vezes o dono do domínio usará para fins profissionais, ou dependendo da situação, está esperando uma oportunidade para vender à alguém interessado. 

Muitas pessoas ganham dinheiro na internet pesquisando por domínios disponíveis e com palavras interessantes para ser um registro com possibilidade de venda. Mas, podem surgir problemas.

Por isso, é preciso ter cuidado na compra ou venda de domínio. Para comprar o domínio, é preciso iniciar o processo de negociação, por isso, é importante contar com uma empresa especializada. 

Isso porque com um profissional capacitado atuando no processo de compra de domínio será mais fácil que a negociação seja concluída com êxito, evitando problemas no processo de compra. 

A segurança nesse processo é essencial, porque uma falha pode provocar prejuízo significativo, tanto financeiro pelo valor pago no domínio, como da imagem da marca, que continuará sem o registro. 

É preciso ter certeza de que o domínio está no nome do vendedor e, principalmente, que ele não fará alterações nele durante o processo de compra.  

Outro ponto interessante em contratar uma empresa especializada é manter a discrição. Se a empresa interessada em comprar for muito grande, por exemplo, há chances de o vendedor inflacionar o preço. Com um terceiro atuando no processo, o comprador pode manter a discrição. 

Quais são os riscos de transferir um domínio? É preciso ter um contrato?

Como na maioria das vezes a venda de domínios registrados é feita “no escuro”, sendo que o comprador não encontra o vendedor pessoalmente, muitas dúvidas sobre o risco da operação surgem. 

Uma delas é se é preciso ter contrato na operação. E isso é um passo importante que deve ser feito. Em toda compra e venda é válido fazer um contrato explicando quais os direitos e os deveres de cada um na operação e, se possível, registrar em cartório ou autenticar as assinaturas. 

Isso porque, o mais importante nesta transação é que o comprador tenha a certeza de que vai receber o domínio após o pagamento e que o vendedor receberá o valor devido corretamente. 

Importante, também, proceder com a transferência de titularidade do domínio do vendedor para o comprador.  Com um terceiro especializado nesta transação, por exemplo, ele poderá auditar a operação para saber se tudo está correto e ele mesmo poderá fazer a transferência do valor combinado para o vendedor.

Veja a importância de contar com a VILAGE nesse processo

Tanto na hora de registrar o domínio, como na realização de uma compra ou venda, é importante contar com uma empresa como a VILAGE Marcas e Patentes. 

Se você está construindo uma marca do zero e não está conseguindo registrar o domínio, é porque ele já é de outra pessoa. E ter uma marca com nomes diferentes no mundo off e online é muito ruim.

Por isso, é importante fazer, além de uma pesquisa nos sites de registro de domínio, também no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para saber se a sua marca já não está sendo registrada. 

Mas não confunda, porque o registro da marca é diferente do registro de domínio. A VILAGE tem uma equipe especializada para atender clientes em relação às questões de domínio, dando suporte e proteção para a sua marca na internet, assim como no mundo real. Se você busca o registro de domínio ou então o processo de compra e venda de um, entre em contato com a gente que vamos te ajudar nesta missão.

Artigos Relacionados

Registro de Marca

Registro de marca x registro de domínio: saiba a diferenç...

Ver Publicação
Registro grátis, veja por que isso pode ser um problema

Fez um registro de domínio grátis para o site da sua empr...

Ver Publicação