Uso indevido de imagem: o que é e quais as consequências?

Até mesmo as imagens utilizadas nos famosos memes compartilhados sem limites na internet são protegidas pela lei. Você sabia disso? Veja como o uso indevido de imagens pode impactar negativamente o seu negócio e trazer prejuízos financeiros.

Uso indevido de imagem

Em um mundo globalizado – no qual os recursos digitais estão ao alcance de qualquer pessoa –, é muito comum que os investimentos comerciais se concentrem em mídias eletrônicas (TV, rádio e internet). Só que, ao mesmo tempo em que há muito a ser explorado neste universo, é preciso também ter cuidado antes de ir com muita sede ao pote. O uso indevido de imagem pode trazer consequências negativas para qualquer empresa.

Isso é mais comum do que se possa imaginar. Com a nova ordem mundial de conexão entre indivíduos pelas redes sociais, personagens anônimos se tornam famosos de uma hora para outra e viralizam no ambiente virtual. Isso cria a falsa impressão de que suas imagens são de domínio público. Não são. E, pior ainda: o uso indevido de imagem, especialmente com objetivos comerciais, representa um tiro no próprio pé.

É claro que isso não se resume apenas a casos de sucesso na internet. Famoso ou não, todo indivíduo tem o direito constitucional à individualidade. Sob este prisma, o uso indevido de imagem é passível de reparação, independentemente do objetivo desta violação.  

O que é direito de imagem?

O direito de imagem é um dos direitos de personalidade garantidos pela Constituição Federal a qualquer cidadão ou cidadã do Brasil. Na prática, refere-se à expressão de cada individualidade por meio do aspecto físico (foto, vídeo) ou dos atributos sociais (como a pessoa é vista socialmente). Pela lei, o uso indevido de imagem gera punição ao infrator.

Para ficar um pouco mais claro, veja o que diz o Inciso X do artigo 5º da Constituição:

“São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

Essa proteção também é garantida pelo Código Civil Brasileiro. De acordo com o artigo 20, o uso indevido de imagem também pode ser punido em caso de “divulgação de escritos, transmissão da palavra, ou publicação, exposição ou utilização da imagem de uma pessoa”, sem a devida autorização.

Uso indevido de imagem: o que é e quais as consequências?

O uso indevido de imagem ocorre quando o personagem em questão não deu nenhuma autorização para que sua imagem fosse utilizada. Isso é muito comum hoje em dia com os memes na internet. E, dependendo do sucesso, desperta a atenção também das empresas na hora de fazer propaganda sobre seus produtos e serviços.

As consequências do uso indevido de imagem são amplamente negativas. Afinal, além de ser obrigado a indenizar a vítima financeiramente, o infrator ainda terá um prejuízo moral.

Além dos dispositivos legais que você viu acima – artigo 5º da Constituição e artigo 20 do Código Civil –, ainda há a Súmula 403, editada pelo Superior Tribunal de Justiça, para consolidar a punição pelo uso indevido de imagem:

“Independe de prova ou prejuízo a indenização pela publicação não autorizada da imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais”.

Quando a imagem pode ser utilizada sem autorização?

Embora a lei garanta a proteção ao direito de personalidade – que engloba a imagem – há exceções em que é possível utilizá-la sem risco de reparação financeira. O Código Civil Brasileiro coloca o direito de acesso à informação e a liberdade de imprensa acima do direito de imagem.

Desta maneira, uma pessoa famosa continua com a garantia de preservação de sua vida privada, como qualquer outro anônimo. No entanto, se o assunto em questão tiver relevância à sociedade, o acesso à informação vai se sobrepor ao direito de imagem da pessoa.

“A proteção à imagem deve ser ponderada com outros interesses constitucionalmente tutelados, especialmente em face do direito de amplo acesso à informação e da liberdade de imprensa”, diz um trecho do enunciado 279 da IV Jornada de Direito Civil.

Mas, atenção! Estamos falando de uma exceção em que o objetivo é oferecer informação relevante à sociedade. Em casos comerciais é obrigatória a autorização do personagem retratado para evitar o uso indevido de imagem.

Casos de uso indevido de imagem

Como explicado até aqui, o uso indevido de imagem é passível de punição, mas muita gente nem sabe disso. Por exemplo, os famosos memes compartilhados milhões de vezes nas redes sociais criam a falsa impressão de que essas imagens não têm donos, que são públicas apenas pelo fato de estar circulando na internet. Isso é um equívoco.

Inclusive, houve caso recente em que um cidadão de Goiás ganhou direito a indenização de R$ 100 mil pelo uso indevido de sua imagem por parte de um perfil de humor em rede social.

A alegação do dono da página foi de que a foto já vinha sendo compartilhada na internet, mas a justiça entendeu que isso não a tornou de domínio público. Ou seja, para evitar o uso indevido de imagem e a posterior reparação financeira, o autor deveria ter pedido a autorização ao homem que estampou o meme.

Outro caso famoso é o da bebezinha que se tornou famosa nas redes sociais por falar palavras difíceis, especialmente para quem estava aprendendo a falar. Ela foi protagonista de um comercial de um banco, ao lado da atriz Fernanda Montenegro. O uso da imagem na campanha foi autorizado, mas a mãe da menina estava incomodada com a utilização em memes na internet.

“Queria deixar claro que a gente não deu autorização para nenhum deles e a gente não concorda em associar a imagem da Alice com fins políticos ou religiosos, por exemplo”, disse Morgana Secco em um vídeo publicado em seu perfil de rede social.

Como evitar problemas e se proteger contra o uso indevido de imagem

Se você tem uma empresa ativa nas redes sociais ou em qualquer outro tipo de mídia deve ter cuidado para não fazer uso indevido de imagem. É fundamental ter a autorização expressa para utilizá-la sem prejuízos financeiros e morais ao seu negócio.

Da mesma maneira, é importante monitorar se os direitos de sua empresa não foram violados. O uso indevido de imagem também pode ocorrer também por meio da marca, que representa sua expressão diante do público. Portanto, também é recomendável monitorá-la.

Evite problemas ou se proteja contra o uso indevido de imagens com um suporte jurídico especializado, como o da VILAGE. Com 36 anos de atuação e milhares de clientes no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e na China, oferecemos consultoria com uma equipe atualizada sobre a legislação vigente e totalmente comprometida com os seus interesses. Entre em contato conosco por mensagem ou ligue 0800 703 9009. 

Artigos Relacionados

Proteção de elementos visuais de site

Proteção de elementos visuais de site: como funciona?

Ver Publicação
Contrato de licença de uso de software

Contrato de licença de uso de software: protegendo seus i...

Ver Publicação