Patente de invenção: como obter ajuda sem ter sua ideia roubada

Compartilhar a ideia para levar uma invenção adiante sempre gera o medo de que ela seja roubada ou copiada, né? Mas é possível desenvolver seu projeto de maneira técnica e sigilosa para requerer a patente de invenção com segurança. Veja como.

Patente de invenção

Você tem uma ideia inovadora, mas precisa de auxílio para desenvolvê-la. Vai arriscar compartilhar com alguém e correr o risco de ver seu projeto ser roubado? Esse tipo de frustração, infelizmente, é muito comum. No entanto, é possível obter ajuda, aperfeiçoar seu produto e conseguir uma patente de invenção de maneira muito mais segura.

Se você tem receio de compartilhar sua ideia com um colega de trabalho, um cliente ou um potencial investidor, saiba que está certíssimo (a). Todo cuidado é pouco nesta fase porque a ideia não pode ser legalmente protegida. Para isso acontecer, é preciso materializá-la por meio de um protótipo e/ou um projeto final para obter a patente de invenção.

Só com a patente, sua criação estará, de fato, protegida contra o uso e exploração indevidos de terceiros. É aí que está a importância da ajuda de uma empresa especializada neste tipo de demanda e, principalmente, comprometida com os preceitos éticos e legais de uma patente de invenção.

Depois de ler este texto, você saberá exatamente o que fazer para não correr riscos de ter sua ideia roubada e, mais do que isso, entenderá os passos para conseguir uma patente de invenção sem sustos. Vamos começar explicando o conceito.

O que é patente e qual sua importância na proteção de uma invenção?

Patente é um título de propriedade concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que dá ao titular todos os direitos de uso e exploração comercial de uma invenção.

Existem duas modalidades desse registro: a PATENTE DE INVENÇÃO – válida por 20 anos e voltada para o desenvolvimento de algo inédito, ou seja, que não existe no mercado – e a PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE – válida por 15 anos e destinada a uma criação que melhora um produto já existente no mercado.

É importante ressaltar que as patentes são territoriais. Ou seja, valem para um único país. Se você for titular de uma patente no Brasil e quiser ter os mesmos direitos em outra pátria, terá de fazer a mesma solicitação seguindo as regras do país.

No Brasil, a Lei de Propriedade Industrial, de 1996, estabelece todos os critérios para o requerimento de patente.

Tenho medo de ter uma ideia roubada. O que fazer?

Como já explicamos no início, a ideia não é protegida pela lei. Por isso, é natural temer que ela seja roubada. Patentear uma invenção no INPI é a única proteção que o inventor pode ter.

É por meio deste título que você transforma seu produto em um grande negócio, lucrando muito com o uso e a exploração – inclusive com o licenciamento à terceiros.

Para que o processo criativo se torne uma realidade concreta – com a patente de invenção – pode ser necessário um ajuste, um aperfeiçoamento, um teste. Em resumo, um protótipo que comprove sua funcionalidade. E, como nem sempre o inventor consegue fazer tudo isso sozinho, vem aquele medo de ter a ideia roubada ao pedir ajuda ou compartilhá-la com terceiros.

Essa preocupação é legítima porque até gigantes globais são acusadas de roubar ideias e violar patentes de invenção de inventores ainda anônimos. Mas, felizmente, há como se proteger desse assalto intelectual. Com ajuda profissional, sua ideia vai se tornar realidade e ficará apta para requerer a patente de invenção de maneira segura, com zero risco de ter sua criação copiada ou roubada por terceiros, sem que esse crime seja punido e você indenizado(a).

Como concretizar uma ideia e alcançar patente de invenção de forma segura?

Ter uma ideia é uma coisa. Colocá-la em prática é outra. A ajuda profissional especializada vai contribuir muito à medida que busca a proteção da patente de invenção com total sigilo. Além disso, o inventor recebe o auxílio necessário para desenvolver sua ideia.

O artigo 19 da Lei de Propriedade Industrial estabelece que o pedido de patente de invenção deve conter:

I – requerimento;

II – relatório descritivo;

III – reivindicações;

IV – desenhos, se for o caso;

V – resumo; e

VI – comprovante do pagamento da retribuição relativa ao depósito.

Essa parte técnica é muito importante na hora de pedir o registro de uma patente no INPI. Repare que não há, nesta fase, a exigência de um protótipo para fazer a solicitação da patente de invenção. No entanto, ele é fundamental para que você tenha um relatório técnico descritivo que mostre a funcionalidade de sua criação.

É aí que entra em cena uma das mais primordiais etapas do seu projeto, aquela em que você vai precisar de auxílio, mas correrá o risco de ter sua ideia roubada se buscar ajuda com pessoas erradas: a prototipagem.

O que é prototipagem e como ela pode ajudar a proteger uma ideia?

Prototipagem é um serviço altamente técnico de criação de um protótipo de invenção. Como explicamos acima, o inventor precisará apresentar um relatório que comprove que sua criação funciona. E, para isso, terá de testá-la na prática.

Portanto, o protótipo é uma peça-chave na busca pela patente de invenção e funciona como uma ferramenta de transformação da ideia em algo real, tangível, que pode ser testado, avaliado, corrigido, ajustado ou aperfeiçoado para chegar ao produto final – sobre o qual se busca o título de propriedade.

A prototipagem rápida conta com os seguintes métodos de fabricação:

  • CAD;
  • Impressão 3D;
  • Corte laser;
  • Protótipos de papel;
  • Mock-ups digitais;
  • Storyboard.

Veja como a VILAGE pode contribuir para proteger sua ideia e requerer a patente de invenção

Pelo que mostramos até agora, fica bem evidente a importância de proteger e desenvolver a sua ideia com a ajuda profissional, certo? Então, é essencial procurar por uma empresa com expertise comprovada na elaboração de projetos e no posterior registro da patente de invenção.

A VILAGE Marcas e Patentes é uma empresa especializada em registros desta natureza e conta com equipes qualificadas de desenvolvimento de produtos e engenheiros de patentes voltados para todos os segmentos.

Nossos profissionais são capacitados para desenvolver desenhos técnicos, esquemas, estruturas e vistas das invenções ou processos inventivos. Desta maneira, chegamos a um relatório de patente de invenção altamente qualificado, com segurança nas informações técnicas necessárias e agilidade em todo o procedimento. E, claro, com o sigilo e o compromisso ético que essa função exige.

Se você quer ver seu invento sair do papel sem nenhum risco de ter sua ideia roubada, entre em contato com a VILAGE, que tem 36 anos de atuação em todo o território nacional e também além de nossas fronteiras – com escritórios especializados nos Estados Unidos, Alemanha e China. Fale conosco pelo WhatsApp +55 800 703 9009 ou nos envie uma mensagem direta. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar.

Artigos Relacionados

Prototipagem e projeto final

Prototipagem e projeto final: o guia para colocar a sua i...

Ver Publicação
Starlite

O caso Starlite – Vale a pena patentear sua invençã...

Ver Publicação