Lei Mexicana de Propriedade Industrial é alterada

Recentemente, a Lei Mexicana de Propriedade Industrial foi alterada e, a partir de então será necessário apresentar uma declaração de uso para manter registros de marca vigentes no país. A legislação será aplicável apenas aos registros concedidos a partir de (e inclusive) 10 de agosto de 2015, logo, registros com data de concessão anterior a…

Recentemente, a Lei Mexicana de Propriedade Industrial foi alterada e, a partir de então será necessário apresentar uma declaração de uso para manter registros de marca vigentes no país.

A legislação será aplicável apenas aos registros concedidos a partir de (e inclusive) 10 de agosto de 2015, logo, registros com data de concessão anterior a este período, estão dispensados desta obrigatoriedade por hora e apenas apresentarão a declaração de uso na petição de prorrogação da marca.

Referida declaração deverá ser apresentada no terceiro ano após a concessão do registro e também junto a todo pedido de prorrogação. Ela deverá confirmar o uso real e efetivo da marca no México durante os últimos três anos. 

Para que o procedimento dispense legalização consular é preciso enviar provas de uso sólidas, por exemplo: embalagens, amostras, fotografias, faturas (invoices) ou evidências similares que demonstrem o uso da marca. 

Caso não seja apresentada a declaração, o registro será extinto pela caducidade.

Artigos Relacionados

Registro de Marca Internacional

Como fazer um registro de marca internacional?

Ver Publicação
Propriedade Intelectual

Alteração da Lei de Propriedade Intelectual do Chile

Ver Publicação