Copyright: O que é e para que serve?

Quando o artista cria algo, é preciso proteger a sua obra, principalmente contra plágios e cópias. Além do direito autoral, o copyright é o direito que ele tem de reproduzir seu trabalho para o público em geral. Entenda melhor a diferença entre os dois!

Copyright

Quando um autor busca proteger a sua obra, surge uma dúvida muito comum entre os termos direito autoral e copyright. Apesar de eles terem o mesmo conceito, são diferentes em como protegem uma obra e, principalmente, em como solicitar.

A expressão copyright é bem antiga, surgiu no Reino Unido no ano de 1710, com o objetivo de proteger obras literárias e sendo uma das primeiras leis de direito autoral que se tem notícias, mais baseada em proteção de cópias de livros.

Quer saber a verdadeira função desta proteção e qual a diferença dela para o direito autoral que conhecemos? Acompanhe neste texto como se aplica o copyright em vários segmentos.

A principal dúvida de quem busca proteger a sua obra, seja ela como for, é sobre a diferença entre direito autoral e copyright. Por mais que a essência seja bem parecida, eles são diferentes entre si.

Primeiramente, o direito autoral tem sua origem na Convenção de Berna, em 1886, e o foco de proteção em si não é a obra, mas sim a pessoa do autor, no direito que ele possui sobre a sua obra intelectual, seja uma música, um livro, filme, quadro, seja obra de arte. Resumidamente, são os direitos pessoais do autor sobre a obra, como direito de denominação e modificação.

Enquanto isso, o copyright trata diretamente os privilégios aos editores sobre a obra, dando garantia ao editor para publicar, republicar uma determinada obra, tendo a titularidade para reproduzir ou não um conteúdo. Então, o titular é aquele que registrou o copyright.

O direito autoral tem um prazo maior de proteção, que é de 70 anos pós-morte do autor, enquanto o do copyright é de 95 anos, a partir da data de publicação.

O copyright (“direito de cópia”, em tradução literal) é um conjunto de direitos exclusivos, concedidos por lei aos proprietários do direito autoral, para proteção de seus trabalhos.

O copyright pode ser usado para qualquer obra intelectual, como conteúdos artísticos, intelectuais ou até científicos. A finalidade principal é estimular a produção e a reprodução de conteúdo de utilidade pública, não importando o formato, mas sem prejudicar o autor.

Portanto, todo tipo de material, como músicas, vídeos, pinturas, desenhos, livros, projetos científicos, fotografias e filmes podem ser protegidos pela lei do copyright. De acordo com a Lei de Direito Autoral, a reprodução se trata de uma ou várias cópias de uma obra literária, artística ou científica, de qualquer forma tangível, incluindo seu armazenamento permanente ou temporário.

Com a evolução da internet, o copyright ganhou ainda mais importância, já que acaba sendo mais fácil a cópia indevida de algum material para reprodução. E a maior e mais famosa plataforma de vídeos do mundo, o Youtube, não poderia ficar fora dessa história. Mas como ele funciona na prática para o site?

Para que um usuário não copie o vídeo do outro, o Youtube tem sistemas que fazem a identificação e a remoção de conteúdo que viole os direitos autorais. Ao publicar um vídeo na plataforma, a pessoa já conta com uma licença chamada Creative Commons e, ao marcar o vídeo com essa licença, a pessoa já está mantendo o seu direito autoral.

Com essa licença marcada, quem fizer a cópia terá que, no mínimo, dar o crédito da obra e, em caso de apropriação indevida, a pessoa que se sentiu lesada pode enviar um aviso de pedido de remoção do vídeo para a plataforma.

Bom, como dissemos, a história do copyright surgiu em 1710, no Reino Unido, e tem a sua origem ligada a livros. Em resumo, ele dava direito de cópia de livros a autores e compradores para incentivar a aprendizagem, sem prejudicar os criadores intelectuais.

Então, vamos imaginar que você escreveu um livro de ficção e acredita que ele vai ser um best-seller no futuro. Para fazer as cópias e reproduções, você irá procurar uma editora, que vai cuidar de todo o trâmite e terá direito ao copyright da obra, repassando os valores da venda para o autor. Além disso, ele impede uma cópia ou exploração da obra sem que haja permissão.

E o plágio é uma preocupação de todos os artistas, inclusive, os escritores, por isso, ter o direito autoral sobre a obra, mesmo dando proteção para os não registrados, é super importante fazer o registro para ter total garantia de titularidade da obra em caso de um processo judicial.

Além dos livros, as músicas são obras bastante copiadas no mercado artístico, por isso, é ainda mais fundamental protegê-la. Uma canção pode ser protegida tanto no direito autoral — pelo escritor da letra e composição — e também o copyright da gravação em si. Vamos conferir um exemplo para ficar mais fácil de entender.

A música “Imagine”, dos Beatles, foi composta por John Lennon. Ele, como compositor, tem o direito autoral de toda a obra, entretanto, se uma banda ou um cantor chegar a fazer uma gravação dela, precisará ter o direito ao copyright para fazer a reprodução.

Essa proteção não se aplica a nomes de bandas ou de cantores, esses, por outro lado, precisam fazer a proteção com o registro da marca, como se fosse uma empresa mesmo.

O direito de uso de material didático — seja autoral, seja de terceiros — sempre gera dúvidas entre educadores que fazem cursos, on-line ou presencial. Aliás, o fato de ser presencial e ficar mais restrito não exclui o fato de ter a autorização para a reprodução.

No caso de textos, o registro para direito autoral é feito na Biblioteca Nacional, dando ao autor do depósito o direito sobre a obra. No caso de um curso on-line, por exemplo, onde tudo fica mais acessível, usar um material indevido ficaria de fácil comprovação e isso poderia trazer problemas para quem divulgou o curso sem autorização.

Fazer o registro de copyright é uma proteção muito importante para a obra intelectual da pessoa em qualquer área de criação, seja artística, seja científica. Contratar uma empresa especializada para esse serviço traz mais segurança e você saberá que o processo está sendo bem-feito.

A VILAGE Marcas e Patentes conta com profissionais especializados em proteção da propriedade intelectual e age no registro de marcas, patentes e direito autoral. Se você busca algum tipo de proteção neste sentido, entre em contato com nossos consultores.

Artigos Relacionados

Proteção de elementos visuais de site

Proteção de elementos visuais de site: como funciona?

Ver Publicação
Contrato de licença de uso de software

Contrato de licença de uso de software: protegendo seus i...

Ver Publicação