Blog

Como registrar a patente em outros países?

Em entrevista na CBN, Diretor da VILAGE Marcas e Patentes explica os procedimentos necessários para proteger a patente no exterior.

O empresário que deseja exportar os seus produtos ou abrir uma empresa em outro país precisa saber a importância de registrar a patente internacionalmente antes de iniciar algum investimento e correr o risco de ter prejuízos posteriormente.

Este foi o assunto discutido no programa Intervalo Empresarial na Rádio CBN, dia 5 de julho em Campinas. Na ocasião o sócio-diretor da VILAGE Marcas e Patentes, Marcelo Brandão, esclareceu as principais dúvidas em relação ao registro de patentes no exterior.

Assim como a proteção de marcas no exterior, o registro de patentes em outros países também pode ser solicitado no Brasil. Por meio da filiação ao INTA (International Trademark Association), organização que congrega agentes de todo o globo, a Vilage recebe dados atualizados com todas as mudanças e evoluções dentro da propriedade industrial no mundo, além de fazer o intermédio no momento do registro e acompanhamento de processos de marcas e patentes internacionais.

Após o pedido de registro da patente no Brasil, o empresário tem ainda 12 meses para solicitar o registro da patente em outro país. Caso expire este prazo, a patente estará protegida somente no Brasil e torna-se domínio público em outros países.

Marcelo Brandão explicou também sobre as vantagens do Tratado em Cooperação de Patentes (PCT, sigla em inglês), que proporciona mais 30 meses de proteção da patente no exterior. Inicialmente, a patente fica resguardada nos países escolhidos e depois do prazo a patente pode ser registrada nacionalmente, ou seja, país a país. Dessa forma é possível avaliar o resultado em retornos de investimentos e analisar se o registro da patente em tal país é mesmo necessário e vantajoso para a empresa.

Ouça a entrevista:

Dúvidas sobre patentes no exterior?

12 Responses

  1. eu queria saber quanto tempo leva para registrar uma patente em outros países??????????

    Me responde tou tentando fazer um trabalho e precizo entregar sexta-feira presciso da resposta hoje!

    1. Olá Isac.
      Depende do país que a patente vai ser registrada. Nos Estados Unidos, por exemplo, demora em torno de 3 anos; União Europeia demora 5 anos, Argentina demora em torno de 7 anos.

      Se quiser mais informações sobre esse assunto envie um email para internacional@vilage.com.br 🙂
      Estamos à disposição para atendê-lo.
      Abraços!
      Equipe Vilage.

  2. TENHO UM PROJETO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA E QUERIA SABER SE POSSO REGISTRAR EM CARTÓRIO ANTES DE APRESENTAR A ALGUÉM, O FATO DESSE REGISTRO ME DEIXA SEGURO SE ACASO O PROJETO FOR MUITO RENTÁVEL. QUERIA APRESENTÁ-LO NOS EUA JÁ QUE NO BRASIL AS COISAS NÃO ANDAM. POR FAVOR ME ORIENTEM DE COMO ME PROCEDER.

    GRATO

    1. Olá, Wanderson!
      O seu projeto só estará protegido se for registrado no INPI (órgão que regula o registro de patentes no Brasil) e, nos EUA, se requerer a sua extensão de proteção para os países com os quais quer apresentar e comercializar seus produtos.
      O registro no cartório não garante a proteção legal de acordo com a LPI – Lei de Propriedade Industrial.
      Entre em contato conosco, podemos analisar o seu projeto e explicar como funcionam os processos de registro! 🙂
      Nosso telefone é 0800 703 9009. Conte conosco!

  3. Fiz o protocolo de patente na Argentina em 2012. Agora em 2015 eu posso protocolar a mesma patente no Brasil.

    1. Juliano, boa tarde Por favor, encaminhe um e-mail a contato@vilage.com.br com sua cidade e telefone de contato. Repassaremos sua dúvida ao departamento responsável para que possa receber orientações sobre PCT e Prioridade Unionista.

  4. Boa tarde prezados tenho patente liberada pelo INPI (Já fazem dois anos e seis meses).
    Sobre o assunto de patente em outro pais gostaria de saber qual a opção para registro nos EUA? tendo passado o prazo legal de 12 meses para solicitar, qual o caminho agora?

    Agradeço desde já.

    Silvestre

    1. Sr. Alekson, agradecemos seu comentário. Por gentileza, encaminhe um e-mail a contato@vilage.com.br informando sua cidade e telefone para que possamos lhe atender da melhor maneira possível. Ou ligue: 0800 703 9009 (Estado de SP) | 0800 770 2717 (Demais estados). Permanecemos à disposição – https://www.vilage.com.br.

  5. Bom dia,

    Preciso registrar uma patente internacional via PCT no INPI e, também, a fase nacional na China.
    Gentileza, informar-me os custos.

    Obrigado

    Atenciosamente,

    Afonso Maria de Ligório Júnior
    31-98896-4924
    E-mail: aligorio@gmail.com

    1. Olá Sr. Afonso,

      Agradecemos seu comentário. Vamos encaminhar seu telefone e email ao nosso escritório de Minas Gerais.
      De qualquer forma segue nossos contatos: 0800 770 2717 / minasgerais@vilage.com.br
      Permanecemos à disposição. https://www.vilage.com.br

  6. Boa tarde!
    Minha duvida é a seguite:
    Quero iniciar o registro da patente e marca aqui no brasil e no exterior simultâneas,

    Posso começar a fabricação e comercialização antes de sair qualquer patente ou registro.

    Estarei protegido nesse caso ou so depois que sairem as patentes e registro do meu produto.
    Ou se nao fabrico ou comercializo. na espera de as patentes e registro estarei protegido por ter começado os tramites de patentes e marca.

    Att Fabio

    1. Olá Sr. Fábio, agradecemos seu comentário. Para que possamos lhe auxiliar da melhor maneira possível, por gentileza entre em contato com o nosso atendimento: 0800 703 9009 (estado de SP) / 0800 770 2717 (demais estados). Permanecemos à disposição – https://www.vilage.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Arquivos
Últimas notícias