Blog

A importância de registrar a sua marca

Todo pequeno empreendimento começa com a intenção de um dia tornar-se grande. A expansão é possível somente com a prestação de um serviço de qualidade e o reconhecimento do consumidor pela marca. Quando a palavra “marca” é colocada neste contexto pode-se traduzir como “símbolo”, “emblema”, “identidade”. É esta ideia mesmo, pois a construção de uma marca é um processo duradouro que exige respeito ao consumidor, entrega de produtos e serviços que atendam a uma necessidade de mercado ou que crie uma tendência e se renove frequentemente.

Assim que grandes empresas, as quais um dia foram pequenas, conseguiram se consolidar no mercado a tal ponto de fixar o seu nome associando a sua prestação de serviços. Exemplos de Coca Cola, Bombril, Cândida, Bic, Gillette, Band-Aid, Cotonetes e Xerox (sim, no Brasil virou sinônimo de fotocópia, mas trata-se de uma empresa que não produz mais apenas copiadoras e impressoras, mas também presta outros serviços).

Estas marcas cuidaram da sua “identidade”. Isso quer dizer que optaram por registrar a marca e ter o amparo jurídico para certificar de que aquele símbolo que leva o nome da empresa tem uma propriedade.

O ano de 2017 terminou com o depósito de 186.103 novas marcas para registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), autarquia responsável pela certificação e concessão também de patentes, desenhos industriais, direito autoral, programa de computador, contratos, indicações geográficas e chips.

Obter o registro da marca e a exclusividade do produto são as melhores formas de proteger o seu negócio e evitar que a imagem de seu empreendimento seja arranhada com o uso indevido de sua “identidade” ou ficar desamparado judicialmente em situações de cópias ilegais de seu nome ou produto. Imagine o risco de ver seus concorrentes imitando sua marca, conduzindo seus potenciais clientes para longe de você e, consequentemente, reduzindo seus lucros.

A marca é um importante item maximizador de geração de renda e investimentos. Nomes e desenhos podem custar até bilhões de reais dependendo do valor que eles transmitem para o público. Este valor é além do financeiro, mas engloba conceitos de respeito, ética, qualidade e pioneirismo.

O segredo do mito da marca é o tamanho do impacto que ela causa no subconsciente do consumidor. O amparo legal garante a missão e os objetivos que ela quer levar sejam respeitados e blindados pelos concorrentes. A falta do registro pode ruir com toda a construção de fortalecimento da sua marca, desgastando o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Arquivos
Últimas notícias