Novos domínios genéricos (gTLD) já estão disponíveis para registro

Entre em contato com a VILAGE. Nossa equipe vai auxiliá-lo a levantar todas as opções existentes no seu ramo de atividade e garantir, assim, a presença constante da sua marca na internet.

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) anunciou a criação de mais de 2.000 novas extensões de domínios mundiais. Entre as opções, estão nomes genéricos (como .academy, .hotel, .free, .camera), locais geográficos (como .london, .rio, .madrid, .nyc) e marcas (como .nike, .itau, .bradesco, .honda). Estes últimos estão disponíveis somente para uso das respectivas empresas.

Os domínios genéricos e geográficos, por sua vez, estarão liberados para registro por qualquer pessoa no mundo e são, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para firmar ainda mais a presença de uma marca na internet e uma grande preocupação, já que terceiros podem fazer o registro de novos domínios relacionados a marcas conhecidas.

Antevendo esta questão, a ICANN criou um mecanismo de “sunrise” (período de graça), em que os novos domínios só poderão ser registrados por proprietários de marcas do mesmo segmento designado pelo novo domínio, como .boutique, o qual pode ser solicitado por titulares de marcas de lojas de roupas, ou .academy para academias de ginástica.

Este período de graça varia de acordo com a agenda estabelecida para o lançamento de cada domínio e, após este prazo, o registro é liberado para qualquer pessoa interessada. Já se encontram nesta situação vários domínios como .bike, .photos, .guru.

A quantidade de novas extensões é tamanha, que algumas entidades já as categorizaram, facilitando a pesquisa, dividindo-os principalmente em genéricos, arte e entretenimento, negócios, religião e causas, comércio e compras, cultura e comunidade, educação e emprego, saúde e alimentação, indústria, internet, ciência, tecnologia, localização, novidades e referências, esportes, transporte e viagem.

Diante de tantas opções de registro, é importante que os titulares de marcas analisem as extensões existentes, a fim de levantar as que mais mereçam proteção e atenção, ou se incluam em uma nova estratégia de divulgação e expansão. Desta forma, pode-se evitar que suas marcas sejam utilizadas por terceiros.

Atualmente, os domínios de primeiro nível mais procurados para registros ou pré-registros são:

.music

 .hotel

.news

.car

.design

 .blog

.site

.law

.free

.realestate

.app

 .melbourne

.london

.dentist

 .love

.film

.money

Entre em contato com a VILAGE. Nossa equipe vai auxiliá-lo a levantar todas as opções existentes no seu ramo de atividade e garantir, assim, a presença constante da sua marca na internet.

Artigos Relacionados

Renovar registro de domínio

Renovar registro de domínio: qual a importância? 

Ver Publicação
Venda de domínios registrados

Você sabe como funciona a venda de domínios registrados?...

Ver Publicação