Valoração de Marcas

Por que solicitar a valoração da minha marca para o meu negócio?

O primeiro motivo seria para ter conhecimento se sua empresa está produzindo riquezas ou não, ou se sua marca está gerando riquezas para sua empresa ou não (Isso significa saber o quanto de força ou fraqueza sua marca é responsável). Essa informação é imprescindível para a gestão estratégica da empresa para identificar ações corretivas ou consolidar os pontos fortes da marca e continuar investindo para seu sucesso.

Outro ponto é que o valor de uma marca pode ser adicionado ao patrimônio líquido da empresa caso ela possua registro no INPI (contabilizado como propriedade intelectual e sua amortizações). Sabe aquele financiamento que exige um balanço patrimonial maior que você possui? Se sua marca produz valor positivo para a sua empresa, você pode somar esse valor como ativo e contabilizar esse valor.

É possível também que seja usado como garantias em financiamentos bancários (toda propriedade intelectual devidamente reconhecida, ou registrada, é considerada um bem que pode ser alienado em operações de crédito.

Além disso, pode-se usar como valor econômico adicional em processo de M&A (em casos de vendas, licenciamento, através de franquias ou representações, fusões e aquisições de empresas, a valoração de marcas calcula o valor atual de mercado desses ativos para o melhor ganho econômico possível para seu titular).

O que é a Valoração da Marca, Patente ou Propriedade Intelectual?

É o processo de avaliar o valor  financeiro ou contábil da marca.

A valoração financeira estabelece o valor econômico que um ativo gera no presente e no futuro, já a valoração contábil avalia o patrimônio gerado por esse ativo durante o passado financeiro de uma empresa.

A partir das alterações estabelecidas pela Lei 11.638 de 2007, o Ativo Intangível foi classificado no subgrupo de ativo não circulante, porém, somente se cumprir as seguintes exigências:

  • O valor do ativo intangível ser mensurado com segurança;
  • Ser comprovado os benefícios gerados por esse ativo em favor da entidade;
  • O ativo intangível poder ser identificável e separável do patrimônio da empresa (ser comercializável).

A valoração de marcas realizada pela VILAGE contempla empresas de qualquer tipo de seguimento, porte econômico em cenário nacional ou internacional.

Como a VILAGE calcula minha marca?

A equipe técnica da VILAGE utiliza a metodologia baseada no perfil econômico da empresa e da sua geração de riquezas, então, de acordo com o cenário econômico, mercado e resultado financeiro definimos a melhor fórmula para calcular o valor final do ativo intangível.

O Relatório de Valoração segue normas nacionais e internacionais estipuladas pelo BCB, CPC, IFRS, NBR-14653-4 além do padrão de qualidade internacional em valoração de ativos intangíveis segundo a ISO 10668;

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