Blog

Dia Mundial da Propriedade Intelectual destaca a importância da proteção da ideia

Por iniciativa da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), é comemorado nesta segunda-feira, 26 de abril, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

Com o lema “Innovation – Linking the World”, a OMPI se dedica à fomentação do uso e à proteção de autoria das obras intelectuais.  Além disso, este dia é uma oportunidade para incentivar as pessoas a manter uma reflexão sobre as ideias humanas na vida cotidiana e a importância da proteção das inovações e reconhecimento da criatividade.

Pensando sempre na valorização das ideias e do intelecto humano, a Vilage Marcas e Patentes, há 23 anos, contribui através de diversos serviços para que mais empresas estejam com o seu patrimônio protegido contra a cópia, o plágio ou até mesmo a falta de informação.

Através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), outros países, como Portugal, também comemoram a data e realizam eventos para divulgar o sistema nacional de patentes e incentivar a sua utilização junto dos seus principais utilizadores – empresas, universidade e inventores individuais, pois a propriedade intelectual começa com uma ideia e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade no âmbito da proteção do conhecimento e desenvolvimento econômico.

Entre os eventos realizados, destaca-se o III Fórum ACPI, subordinado ao tema “Marcas e Patentes – Chave do Sucesso”, realiza-se no Hotel Tivoli, em Lisboa, e tem como objetivo reunir entidades públicas, empresas e consultores para debater o sistema de Propriedade Industrial e a sua importância como ferramenta fundamental para o sucesso num mercado cada vez mais competitivo.

Já o Concurso “Isto é uma ideia”, promovido pelo INPI em parceria com a RECET – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal, tem como objetivo premiar jovens em idade escolar participantes do projeto “Pense Indústria 2.0”, que inclui os temas associados à Propriedade Industrial – Marcas, Patentes e Design – indispensáveis para o sucesso comercial de um novo produto ou serviço.

Como forma de divulgar o sistema nacional de patentes e incentivar a sua utilização nas empresas, universidades e inventores individuais, os pedidos de proteção das invenções (por patentes e modelos de utilidade) efetuados através do portal www.inpi.pt no dia 26 de abril serão isentos das respectivas taxas de pedido.

Por meio de iniciativas como esta, é possível tornar mais acessível e menos burocrático o sistema que gere a propriedade industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Arquivos
Últimas notícias