Treetech recebe patente da arquitetura descentralizada para sistemas de monitoramento on-line

A tecnologia Treetech, 100% brasileira desenvolvida com o apoio do MCTI através da Finep, consolida as tendências mundiais na gestão inteligente de ativos e disponibiliza a todo o setor elétrico a ferramenta necessária para a continuidade do fornecimento energético por meio da integração efetiva das subestação ao Smart Grid.

A The United States Patent and Trademark Office (USPTO – EUA), reconhecendo o ineditismo e a diferenciação da arquitetura de monitoramento desenvolvida pela Treetech, concedeu a patente para o sistema nomeado “SISTEMA DESCENTRALIZADO PARA MONITORAÇÃO REMOTA EM TEMPO REAL DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA, REATORES, DISJUNTORES, TRANSFORMADORES DE INSTRUMENTOS, CHAVES SECCIONADORAS E EQUIPAMENTOS DE ALTA TENSÃO CONGÊNERES PARA USINAS E SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA”.

Substituindo a arquitetura centralizada baseada em PLCs e IHMs, a Treetech inovou com um sistema baseado em sensores próprios que fornecem diretamente informações para o software de monitoramento on-line. Este, composto por módulos independentes e escaláveis, ainda aceita a inclusão de sensores de outros fabricantes.

Por meio dos módulos, o usuário compõe, de acordo com as suas necessidades, o seu próprio sistema de monitoração, tornando possível também a construção de centros de excelência de manutenção/operação em nível corporativo. A arquitetura descentralizada proporciona ainda maior disponibilidade e confiabilidade ao sistema, uma vez que cada sensor inteligente é independente e possui funções especializadas.

A arquitetura patenteada do sistema de monitoramento Treetech – SIGMA é constituído por:
•         Sensores inteligentes (IEDs) para mensuração de variáveis, processamento autônomo de resultados e funções de auto-diagnóstico
•         Meio físico de comunicação flexível, com aplicações via cabo, fibra optica, GPRS e wi-fi
•         Diversos protocolo de comunicação: Modbus, DNP, IEC 61850
•         Banco de dados central para registro e organização de todas as medições realizadas
•         Plataforma web para visualização de todos os diagnósticos do parque elétrico em uma única tela
•         Estrutura aberta permitindo a fácil integração com demais sistemas aplicados a subestação e a gestão da empresa

Os modelos de engenharia (algoritmos) embarcados seguem as recomendações das normas internacionais, como IEC, IEEE e Cigré, e a aplicação a nível corporativo não faz distinção de porte do equipamento (classe de tensão e potência), fabricante (marca) e tempo de vida útil (ativos existentes o recém adquiridos).

Essa patente abre caminho para os processos em andamento na Comunidade Européia, Brasil e outros países. Diversos parceiros técnico-comerciais no Brasil, e ao redor do mundo, contam com a autorização da Treetech para aplicar corporativamente a plataforma patenteada.

A tecnologia Treetech, 100% brasileira desenvolvida com o apoio do MCTI através da Finep, consolida as tendências mundiais na gestão inteligente de ativos e disponibiliza a todo o setor elétrico a ferramenta necessária para a continuidade do fornecimento energético por meio da integração efetiva das subestação ao Smart Grid.

Fonte: Comunicação Treetech

Artigos Relacionados

Relatório de patente

Relatório de patente: como ele pode impactar a análise do...

Ver Publicação
Patente de alimentos

Patente de alimentos: aplicações inovadoras de ingredient...

Ver Publicação