Blog

Parceria com Instituto Recôncavo de Tecnologia defende a proteção de tecnologias inovadoras

A Vilage Marcas e Patentes sempre manteve relações com entidades de classe, associações e incubadoras, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de determinada região e principalmente para o crescimento dos empreendimentos e inovações. Assim, torna-se possível a criação de oportunidades para que a informação sobre a proteção da Propriedade Intelectual esteja próxima de todas as classes, sejam elas comerciais, industriais ou tecnológicas.

Presente na região de Salvador e representada pela Diretora Regional Laêmia Gondim, a Vilage fechou recentemente uma parceria com o IRT – Instituto Recôncavo de Tecnologia com o intuito de acompanhar e participar dos projetos tecnológicos inovadores, fornecendo esclarecimentos e apoio em relação ao registro e proteção da Propriedade Intelectual.

Ao estabelecer a parceria, Laêmia Gondim esteve com o Professor Walter Matos Junior, Consultor do Instituto Recôncavo de Tecnologia, responsável por trazer a metodologia I-TRIZ para o Brasil. Na ocasião, o Professor Walter esclareceu algumas indagações sobre a tecnologia I-TRIZ e também sobre como a parceria da Vilage vai auxiliar no  desenvolvimento do Instituto e dos projetos.

***

Vilage – Qual o conceito do IRT?

Walter Matos Junior – O IRT é uma entidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico experimental. O Instituto não vende produtos para o consumidor final, e sim desenvolve as pesquisas e as soluções para os desafios colocados pelos seus clientes.

Ele faz parte do sistema brasileiro e ciência e tecnologia, na nova conformação dada pelo governo, no esforço modernizador da tecnologia brasileira. Por esse novo modelo, as entidades privadas devem assumir maior responsabilidade pela pesquisa aplicada e pelo desenvolvimento tecnológico, ficando as entidades acadêmicas e as públicas com a ciência básica.

O modelo baseia-se na idéia de que a inovação tecnológica só se configura se houver aplicação real, o que as empresas são mais capazes de perceber. É a lógica utilizada nos países tecnológica e economicamente mais desenvolvidos.

O Instituto trabalha em conjunto com as empresas que desejam inovar para se tornarem ou permanecerem competitivas. Todos os projetos do Instituto têm por trás o interesse e o apoio de alguma entidade que compete no mercado. Até o momento, o Instituto já desenvolveu mais de 60 projetos para empresas como Samsung, SMS, Semp-Toshiba, Positivo Informática, Gertec, GD Burti, entre outras.

V – O que é a TRIZ e qual a proposta?

WMJr – A TRIZ é uma metodologia para criar soluções inovadoras, de forma sistemática/contínua, rápida e econômica, e, assim,  trazer e manter vantagem competitiva para a entidade que a utiliza.

Isso tem sido comprovado por centenas de usuários da TRIZ como a Ford, Boeing, Nasa, Samsung etc.

A TRIZ parte de duas premissas básicas:

1.    os sistemas tecnológicos evoluem segundo padrões estatisticamente comprovados, inferidos do exame de mais de 3 milhões de patentes;

2.    a criatividade em tecnologia pode ser aprendida;

A versão da TRIZ que o Instituto Recôncavo trouxe para o Brasil (chamada de Ideation TRIZ, ou I-TRIZ ©) ajuda a obter resultados em quatro áreas de aplicação, que se complementam, a saber:

·         na resolução de problemas complexos que (sempre) existem em produtos/serviços ou processos já existentes, que demandam soluções inventivas e definitivas. Nesta área, aplica-se o processo I-TRiZ/ IPS – Inventive Problem Solving ©;

·         na predição de falhas “escondidas” em produtos/serviços ou processos em uso ou a serem disponibilizados, e que devem ser resolvidas antes da liberação do produto ou serviço. Nesta área aplica-se o processo I-TRIZ/ AFD – Anticipatory Failure Determination ©;

·         no planejamento da estratégia de evolução dos produtos/serviços e processos. Nesta área aplica-se o processo I-TRIZ/ DE – Directed Evolution ©;

·         na análise de patentes, visando protegê-las ou expandir a sua aplicação sem infringir as leis de proteção à propriedade intelectual. Nesta área a aplica-se o processo I-TRIZ/ CIP – Control of Intellectual Property ©;

As siglas e denominações citadas acima são de propriedade da Ideation International Inc., empresa sediada na região de Detroit (USA) e representada com exclusividade no Brasil pelo Instituto Recôncavo de Tecnologia.

V – Qual a expectativa do sr. com o fechamento dessa parceria

WMJr: Faz parte da visão do Instituto Recôncavo o trabalho colaborativo, ou seja, com a participação de diversas entidades especializadas. O IRT entende ser essa a forma mais eficaz e eficiente de acompanhar as exigências dos seus clientes e o progresso da ciência e da tecnologia.

A parceria com a Vilage preenche uma lacuna na rede de relacionamentos do Instituto, no que tange ao domínio do processo de registro da propriedade intelectual. Por outro lado, o Instituto agrega à rede de relacionamentos da Vilage a capacidade de produzir soluções tecnológicas inovadoras.

Para mais informações sobre a parceria e sobre o Instituto, acesse o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Arquivos
Últimas notícias