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3 lições que o relatório das marcas mais valiosas do mundo do futebol têm para o seu negócio

3 lições que o relatório das marcas mais valiosas do mundo do futebol têm para o seu negócio

Em julho, a consultoria britânica Brand Finance Football, divulgou seu relatório anual com as 50 marcas mais valiosas do mundo do futebol. O resultado não é surpresa: o Real Madrid mantém a liderança do ranking, seguido, agora, pelo FC Barcelona.

No entanto, a novidade é que pela primeira vez, em cinco anos, nenhum clube brasileiro está na lista que já ostentou o Corinthians (19° em 2013) e São Paulo (presente em todas as edições anteriores) entre os eleitos.

Por outro lado, mesmo que você não seja um torcedor fanático, deveria estar atento às lições dos dois times que encabeçam a lista. Confira os gols de placa que Real Madri e Barça marcam todos os anos quando o assunto é proteção e resultado de suas marcas.

1. Promova novos negócios

Já faz tempo que os líderes de times de futebol em todo o mundo, entenderam que suas marcas são um de seus ativos mais importantes. Uma forma de potencializar negócios e agregar mais valor aos clubes.

Além de sua função essencial – identificar produtos ou serviços e garantir um espaço exclusivo no mercado – a marca permite que um clube explore inúmeras oportunidades.

Atualmente, as marcas levam o entretenimento do futebol para muito além das partidas e garantem novos negócios aos clubes por meio de direitos televisivos, patrocínios, vendas de jogadores e licenciamento de produtos.

Em outras palavras, times como Real Madrid e Barcelona possuem uma estratégia comercial para suas marcas: sabem qual é seu público, onde querem chegar e como devem trabalhar para impulsionar essa base de fãs que além de torcer, consomem a marca. E você? Sabe o que fazer para sua marca trazer mais lucro?

2. Não deixe para depois

Torcedores fanáticos são capazes de fazer loucuras pelo time do coração. No entanto, os dirigentes dos clubes, apesar de apaixonados, são mais racionais. Só assim são capazes de tomar decisões responsáveis por proteger e transformar times em marcas de valores imensuráveis.

Definições como o registro de sua marca, por exemplo, não podem ficar para depois. Precisam ser tomadas de modo que evitem que outras empresas aproveitem a oportunidade antes de você.

Ou seja, não é preciso ser um grande time de futebol para saber que ganhar visibilidade implica, também, em chamar a atenção da concorrência – vai esperar alguém roubar seu lugar (ou sua marca!) no mercado?

3. Proteja seu maior patrimônio

Atualmente, a Brand Finance é a responsável por publicar um dos estudos anuais mais esperados no mundo do futebol. No entanto, a consultoria de estratégia e avaliação de marcas independentes examina e classifica não a qualidade do futebol, tão pouco as estratégias dos times em campo, mas sim, a marca que cada um representa.

Assim como a consultoria, os times entenderam que estão lidando com seu maior patrimônio – uma marca forte que transforma futebol em produtos altamente rentáveis como ingressos, camisas, bolas, uniformes e até escolas de futebol, entre outros produtos e serviços.

Enquanto isso, no Brasil, mesmo não figurando entre os times com marcas mais valiosas no mundo, temos excelentes exemplos de como é importante cuidar do desempenho da marca, dentro e fora de campo. Na VILAGE, clubes de futebol que são Clientes ilustram muito bem o exemplo acima. Confira!

Quer saber mais sobre como o registro de marca pode proteger sua marca, seja no mundo dos esportes ou dos negócios? Nós podemos ajudar. Fale com um especialista da VILAGE aqui!

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